Aprendendo o ágil, mas do jeito certo

Aprendendo o ágil, mas do jeito certo

Com a chegada da pandemia, todos tivemos que enfrentar um problema novo, mais urgente, e que trouxe consigo muito medo e incerteza. Para isso, empresas e governos passaram a acelerar seus processos de digitalização, fosse para que seu time pudesse continuar trabalhando de casa, fosse para inovar no meio da crise.

 Para fazer isso, muitos passaram a adotar a metodologia ágil, que propõe alternativas à gestão tradicional de projetos. A proposta de mediar e resolver os conflitos que surgem durante o desenvolvimento de um novo serviço ou produto parece caber perfeitamente em cenários difíceis, mas aplicá-la do jeito certo não é tão fácil assim. 

Meus colegas da Bain, Darrell Rigby, líder global da prática e autor da Harvard Business Review; Sarah Elk, líder global da prática de Operating Model; e Steve Berez, fundador da prática de Tecnologia Empresarial, publicaram um dos mais importantes livros sobre o assunto, o “Doing Agile Right”, que acaba de ser lançado no Brasil com o título Ágil do Jeito Certo: Transformação sem Caos.

O livro apresenta cases de empresas como Amazon, Bosch, Dell e Royal Bank of Scotland e traz algumas regras para o sucesso da aplicação da metodologia. Entendendo a importância do tema para as empresas, especialmente neste momento de pandemia, a Bain transformou seu palco digital neste mês em uma plataforma de aprendizagem e troca de conhecimento sobre agile, de forma a beneficiar praticantes ágeis em qualquer estágio de sua jornada.

Demos início a uma série de Webinars que vai até 25/08, trazendo os autores e especialistas do Brasil para debater o tema com excelente conteúdo. No primeiro episódio, Darrell Rigby e o nosso sócio Bernardo Sebastião conversaram com Henrique Imbertti, Diretor de Agilidade Organizacional da Magazine Luiza, sobre o desafio de construir um negócio que prospere diante de imprevisibilidades em um mundo acelerado e instável como o atual.

No segundo, Bernardo e Steve Berez receberam Cesar Gon, CEO da CI&T, para falar sobre o uso ágil em processos e tecnologia, a importância da proximidade dos times e como a diferença entre os elementos de negócio podem mudar de acordo com a necessidade de cada projeto. Aproveito este espaço para te convidar para os dois próximos. Faça sua inscrição: https://lnkd.in/dmmFmAd

Além disso, o tema tem sido abordado pelos mais importantes veículos brasileiros, como Valor Econômico e Exame, que trouxeram pontos relevantes explorados no livro e a visão de Rigby, considerado dos maiores especialistas do mundo neste tema.

Para os que desejam adotar a metodologia ou conhecer histórias de como isso tem sido adotado por empresas no mundo todo, o livro e as apresentações são formas inéditas de ter acesso a um conteúdo de grande relevância para o mundo dos negócios.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos