Aprendendo a ser inovador diante dos desafios da vida.
Uma inovação genuína precisa necessariamente resolver um problema, atender à uma necessidade, isso é um conceito já abordado em Design Thinking, por exemplo. Mas e se você aplicasse, ou melhor se sua vida se transformasse num case study sobre a inovação?
Então vou narrar o estudo do meu caso!
Final dos anos 80, estudando no 4° ano do ensino fundamental, com comportamento inquieto de uma criança da época, fui evidenciado pela professora em exercício com sua hipótese a respeito de meu porvir: “Você será um negrinho marginal!”
Agora já na década de 90, 3° ano do ensino médio, outra professora profere como que vendo o futuro: “Seu futuro é ser um lixeiro.”“Seu futuro é ser um lixeiro.” Isso dentre outros exemplos do cotidiano de um jovem negro habitando uma metrópole (São Bernardo do Campo – SP), como ver senhoras nas ruas trocarem suas bolsas de lado, não ter o direito de sentir frio (usando gorros e jaqueta) sem ser confundido com criminoso (sim, existe um estereótipo para criminoso), etc. poderiam fazer de mim uma vítima do sistema e assim deixar correr o fluxo da minha história. Encerrado o ensino médio, trabalhar já era uma constante em minha vida desde os nove anos de idade e assim eu prossegui e nada mais relacionado a estudo fazia parte das minhas expectativas, pois o próprio ambiente não favorecia e muito menos inspirava.
Foi através de uma importante voz negra (minha mãe), que decidi me tornar um inovador e começar por inovar o rumo da minha própria história. Ela quem primeiro acreditou em minha capacidade e me convenceu a seguir com os estudos e iniciei em 2000, o curso técnico em alimentos no Colégio Termomecanica, uma potência em ensino, num curso de horário integral e muito forte. Iniciei com muita dificuldade por conta da minha defasagem do ensino público e porque ainda trabalhava de segurança num shopping das 17:00 as 02:00. Com um mês de curso, pedi demissão do trabalho, me dediquei integralmente aos estudos e acima de tudo aprendi a estudar, aprendi que podemos solucionar problemas complexos com estudo. Daí em diante, estudar se tornou uma constante em minha vida. Fiz um segundo curso técnico, cursei bacharelado em Química, porém por uma questão de mudança de cidade não conclui. Em uma outra fase da vida segui adiante me graduando em Gestão de Negócios e no meu tempo livre estudo teologia.
Hoje tenho uma carreira toda em Pesquisa e Desenvolvimento, atuando em desenvolvimento de produtos, processos, predições por modelagem, e digitalização de área. Sempre com uma inquietação que traz comportamento inovador para agregar a maneira que o time trabalha. Buscando extensa rede de relacionamentos formando assim um ecossistema altamente colaborativo e fluído. Num minuto estou numa reunião técnica, com time de projetos para desenvolvimento de sorvetes, no minuto seguinte estou no prédio de desenvolvimento de produtos de Home and Personal Care, entendendo quais ferramentas de trabalho estão utilizando que podem ser úteis não apenas no meu dia a dia, mas na rotina de trabalho de alguém a minha volta.
Enfim, ser um inovador não é apenas contribuir para que produtos sejam lançados, mas uma atitude inovadora muda uma vida...e você pode começar mudando a sua! Ser negro traz consigo contrariar estatística, quebrar paradigmas e lutar pelo improvável. O que é isso senão a rotina de Pesquisa e Desenvolvimento? Tenha essa consciência e inove!
Para minhas professoras que proferiram tais palavras, para as pessoas que me discriminaram de alguma forma um dia, eu queria que esses soubessem que na fase adulta usei tudo isso como combustível para seguir adiante, tenho comigo plena consciência de quem eu sou...nem mais, nem menos...isso é bom para um devido planejamento estratégico pessoal, não dá margem para ser diminuído e nem iludido por ninguém.
Hoje me sinto um vencedor, não porque venci alguém, mas porque venci tudo que já tentou me diminuir um dia por conta da minha cor. Claro, nessa corrida, por conta de circunstâncias, não tenho condições de ser um velocista e alcançar o alvo em segundos, mas Deus ao longo da trajetória me deu resistência para percorrer essa maratona com todo o folego.
Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé! 2 Timóteo 4:7
Food Law Consultant and civic entrepreneur
4 aAtitude inovadora e fôlego para a corrida de resistência, literalmente!!! Keep running!!
Química - Borracha e Plásticos / Tecnóloga em Cosméticos
4 aOi Will, que bom ler seu testemunho! Sua caminhada de perseverança, seus olhos no alvo e seu coração na verdade te fizeram chegar a um lugar mais alto que alguns quiseram prever. Apesar dos pesares da nossa luta diária, o mais importante é cercar-se de gente do bem e contar sempre com a ajuda que vem do alto e não faz acepção de pessoas. Isso é lindo de ver e de viver. Desejo bençãos e sucesso em sua caminha profissional e em todos os seus projetos. Um abraço!!
Finished Goods and Packaging Development Manager na Natura
4 aParabéns William, linda trajetória.
Packaging Development | Innovation | Sustainability | Lifelong Learning
4 aParabéns Wil, nunca deixe de acreditar em você !!!
Vendedor Externo na Polyfast Polímeros
4 aWilliam Magalhães, parabéns a você, pela sua trajetória inspiradora e também a sua mãe pelo excelente trabalho ao te educar e direcionar. Com essa mentalidade você irá chegar aonde seu coração desejar. Mais uma vez, parabéns e sucesso na sua caminhada!