O que eu aprendi com Wesley Barbosa no Meeting do LIDE Futuro Pernambuco

O que eu aprendi com Wesley Barbosa no Meeting do LIDE Futuro Pernambuco

Hoje tivemos o privilégio de receber no Cais do Sertão em Recife, através do LIDE Futuro Pernambuco, o multifuncional Wesley Barbosa, um alagoano cidadão do mundo e que faz a diferença por onde passa no mundo todo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Insights

A tecnologia pode sim prejudicar a relação dos seres humanos uns com os outros, desde que haja uma intenção positiva de uma boa intenção e bom uso das tecnologia que temos acesso.

Uma das habilidades do futuro já é a versatilidade. Estar em estado de aprendizagem contínua, na prática, viver no modo beta. Estar disposto a desenvolver novas habilidades e aprender novos conhecimentos.

O nível de produtividade é medido por resultados e não por tempo na frente do computador. Trabalhar com inteligência e estratégia, sem desperdiçar energia com o que não vale a pena.

A criatividade não é desenvolvida dentro de uma gaiola. É necessário viver em um ambiente livre para pensar e testar possibilidades.

Força não é o que você faz de melhor, ou seja, as suas qualidades; força é o que fortalece o processo que você já faz muito bem. Força é o que nos ajuda em tudo que fazemos. Já a fraqueza é tudo que nos prejudica naquilo que fazemos.

Nós não valorizamos as qualidades dos seres humanos, os pontos positivos e as forças nas nossas vidas. Valorizamos muito mais aspectos negativos nas nossas vidas. Um grande exemplo é o famoso boletim de escola. Se uma criança tira nota 5 em matemática e 10 em português, qual chama mais a sua atenção? Nosso sistema educacional pensa no modo linear da revolução industrial, preparando pessoas para o mercado de trabalho. Só que este mercado de trabalho está ultrapassado. Precisamos investir naquilo que fazemos de melhor!

Todos somos líderes. A liderança é situacional. Não precisamos nascer líderes pra sermos líderes. A liderança será sempre definida pelo fazer, pelo exemplo, por valores e conhecimento.

Quanto melhor a pessoa se comunica em público mais vazia ela pode ser. A comunicação fez Hitler ser Hitler. Pense nisso.

A Neuroplasticidade é uma habilidade do futuro para quem quer desenvolver qualquer tipo de habilidade. Ela expande a capacidade de aprendizagem e amplia o leque do indivíduo resolver problemas complexos e criar novas soluções. O cérebro é a esponja e o conhecimento é a água.

Contrate pessoas boas e deixe elas em paz.

Brainstorming não funciona porque não proporciona um ambiente propício para pessoas tímidas por exemplo. E quando você não pode criticar o status quo de alguma coisa, não há crescimento.

A necessidade é a mãe da inovação.

Precisamos encorajar mais falhas. Isso significa que precisamos nos permitir a falhar e tentar prever as falhas - não é o risco de falhar por falhar (ninguém é louco pra rasgar dinheiro indiscriminadamente).

Use emoções inteligentes e não inteligência emocional.

Pense, edite o conteúdo que recebeu (inputs) e só depois fale (output). Para comunicar sem ruídos é necessário pensar sobre o assunto, processar o assunto e aí sim, emitir uma opinião relevante sobre qualquer tema.

Aceite os riscos. Nunca remova o pen-drive no modo segurança. Para ter êxito em qualquer atividade é necessário assumir o risco. Colocar o "seu" na reta.

E por fim: quantas pessoas podemos ajudar na vida?

Mudar a vida das pessoas com o conhecimento que carregamos deve ser o propósito de vida de cada um de nós. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos