Aprender é Construir um Processo de  Aprendizagem Significativa

Aprender é Construir um Processo de Aprendizagem Significativa


Os objetivos das estratégias de aprendizagem são proporcionar aos alunos oportunidades de construir o seu processo de aprendizagem e promover o desejo  em aprender e reaprender conceitos ao longo da sua vida acadêmica.

Mas de que maneira desenvolver estas estratégias, onde se fala tanto em inovação?

A equipe pedagógica e docentes das escolas, empenham-se em  elaborar e apresentar  aos alunos atividades significativas e interdisciplinares às diferentes áreas do conhecimento, as quais motivem os alunos a construírem uma autonomia em relação aos hábitos de estudo e ao domínio das habilidades exercitadas por meio de projetos de trabalho, oficinas ou mostras de arte ou ciências.

As estratégias interdisciplinares, alinhadas ao uso de tecnologias educacionais, criam possibilidades de aprendizagem  e estabelecem um sentido aos conteúdos curriculares, em uma ou mais disciplinas. Quando os alunos se envolvem com os conteúdos, os conhecimentos passam  ter um propósito para sua vida e conseguem  realizar relações com outras disciplinas. Esta capacidade de ligar e religar os  conceitos ,  provocam uma reflexão, a qual  é essencial para a construção do processo de aprendizagem.

A partir dos resultados apresentados pelas avaliações, podemos avançar com adequações pedagógicas à realidade do grupo.  Desta forma, incentivamos os alunos a pensarem na maneira como aprendem e aos docentes de reavaliarem a sua didática em sala de aula quanto  aos conteúdos, atividades e ao planejamento elaborado no início do ano letivo, o qual precisa periodicamente ser analisado, e se necessário, reelaborado durante o ano.

O exercício de pensar e repensar, frente aos conteúdos,  práticas e avaliações não são unilaterais. Alunos e professores participam desta reflexão , e assim, as inovações acontecem no cenário da escola em diferentes ambientes, que não precisar ser exclusivamente a sala de aula.

Ao criar um ambiente inovador, os educadores estimulam a criatividade em todos os aspectos. Basta escolher o local adequado ao tema da aula, contextualizá-lo e propor aos alunos momentos em que possam: interagir, compartilhar saberes e pensar em novos conhecimentos. Isto também é uma estratégia de aprendizagem.

Acredito que os verbos:

    “Compartilhar”, “Refletir” e “Interagir” representam  a mediação na construção do processo de aprendizagem dos alunos significativamente e no desenvolvimento das suas habilidades e competências, tão  necessárias para o seu futuro profissional e pessoal.

Ana Paula Educadora

MBA- Gestão Educacional, Psicopedagogia - extensão em Neuropsicologia  PUC/SP


Ana Paula Educadora Transformando Conhecimento em Sonhos e Inovação

Orientadora Educacional/Psicopedagoga extensão em Neuropsicologia/Coordenadora Pedagógica/ Gestão Educacional/Formação de Professores/Produtora de Conteúdos/Colunista EAMagazine/Palestrante

7 a

Maravilhosa sua experiencia:)

Ariane Hecht

Docente em Arte/ Cerâmica.

7 a

A aprendizagem significativa é aquela onde o aluno vivencia, percebe e faz relações. Melhor ainda quando podemos trabalhar com outras áreas do conhecimento em um projeto interdisciplinar. Me fez lembrar um dos primeiros ao qual participei, com a professor de sala, e a de Música. A professora de sala estudava o café, sua localização, tipos , importação, exportação. Realizaram algumas receitas, compreenderam os nomes dos ingredientes, sequência, quantidade. Em arte apreciamos e trabalhamos o tato, olfato com relação as folhas e aos grãos torrados e não torrados. Apresentei a obra "Café" de Cândido Portinari e sua biografia. Fizemos uma pesquisa de campo entrevistando os moradores da rua Cândido Portinari que ficava uma quadra antes do colégio. Interessante foi saber que muitos não conheciam o artista. Convidamos os moradores para uma tarde gostosa provando de um bolinho de café feito pelos alunos e degustando de um cafezinho. Conhecendo o projeto e a vida de Cândido Portinari e uma música que falava sobre o café. A vivência em qualquer idade é tudo. O aluno leva aquele conhecimento para a vida! Desta forma tivemos uma aprendizagem muito significativa e assim os alunos solucionaram um pequenino problema ao qual ficaram incomodados: _Como nós conhecemos e eles que moram aqui não conhecem Cândido Portinari? A ideia do convide foi deles!

Ana Paula Educadora Transformando Conhecimento em Sonhos e Inovação

Orientadora Educacional/Psicopedagoga extensão em Neuropsicologia/Coordenadora Pedagógica/ Gestão Educacional/Formação de Professores/Produtora de Conteúdos/Colunista EAMagazine/Palestrante

7 a

Fico feliz, por ter colaborado. Abraços

DENISE DA VINHA, PhD

Inteligência Educacional Consultoria: consultoria, assessoria e palestras para Ensino Superior na área de Inteligência Artificial (IA). Avaliadora Inep/MEC. Tecnologias e Metodologias em Docência com IA.

7 a

Prezada Ana, vim agradecer seu texto e sua participação na minha aula hoje. Compartilhei seu texto no meu perfil e expliquei o porque lá, no meu compartilhamento. Maravilhas da tecnologia que nos proporciona, a todos, o fato de estarmos a um clique de somarmos ao trabalho, uns dos outros. Meu muito obrigada e parabéns pela visão inovadora !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos