Aproveitar as Férias para Desligar

Aproveitar as Férias para Desligar

Enquanto escrevo este artigo, muitos de nós regressaram de férias, alguns sentem que já foram há 6 meses, outros estão a aproveitar os últimos dias e os restantes espalham a inveja de quem ainda vai aproveitar tempo fora do escritório.

Mas, será que conseguimos realmente distinguir? Distinguir entre o que são as férias e o trabalho? E será que conseguimos realmente desligar? Aproveitar para estar só, em família ou com amigos sem as preocupações do trabalho?

Já aqui abordei o tema do Work-Life Balance mas aplicar estes princípios em tempo de férias é ainda mais desafiante. Sei de experiência própria que é difícil desconectar do trabalho, não só no dia-a-dia, como no fim de semana e especialmente durante as férias. Mais se adorarem o trabalho que fazem. Mais ainda se forem Tipo A, como eu, e independentemente de terem ou não uma equipa que assegura o trabalho na vossa ausência, têm dificuldade em libertar o controlo.

É por esta razão que a ideia de ‘Digital Detox’ está cada vez mais nada moda e devemos começar a incorporá-la mais e mais no nosso quotidiano. E o que é o Digital Detox? Basicamente consiste em estar offline das redes sociais e se possível de dispositivos electrónicos (sim, a televisão também conta!) durante um período de tempo (pode ser um dia, uma semana ou um mês) de forma a conectar com o nosso eu interior e com as pessoas (reais) à nossa volta. Parece mais fácil do que na realidade é mas vale muito a pena (isto é, se estiverem numa onda de auto-melhoramento e autodescoberta e não quiserem acordar daqui a 20 anos sem ideia de como chegaram até lá. Não é para todos, eu sei).

Então, quais os benefícios de desligar a televisão, colocar o telemóvel em modo de avião e terminar a sessão no computador?

  • Melhor qualidade de sono: sem a luz azul a ser constantemente absorvida pelos olhos e a inibir a produção de melatonina (a hormona do sono), o corpo consegue entrar em ritmo com os ciclos do sol e da lua e descansar mais facilmente.
  • Melhor digestão: que atire a primeira pedra quem não come em frente ao computador, seja a despachar emails ou a ver Netflix. O que acontece é que o corpo só consegue concentrar-se numa tarefa e o mastigar a comida passa a ser aspirar a comida, que por sua vez não vai ser bem absorvida e digerida pelo corpo, levando a indigestão, inchaço, enfartamento e refluxo, entre outros.
  • Maior produtividade e criatividade: sem as distrações de um telemóvel sempre a vibrar ou a tocar com notificações (fenómeno no qual estamos viciados e que nos distrai sempre!), podemos dedicar-nos por completo à tarefa que temos em mãos e temos ainda tempo para pensar. Sim, pensar, quem diria?!
  • Sensação de mais tempo no dia: se fizeres download da aplicação Moment, consegues ter uma ideia de quantas vezes pegas no telemóvel durante o dia e de quanto tempo passas em cada aplicação. As redes sociais em particular são enormes sanguessugas de tempo e energia; é por isso natural que sintas que o teu dia é mais comprido agora que suspendeste notificações. Que tal ires dar uma corrida ou dedicares-te àquele hobby que está na gaveta? Que tal apanhar só um pouco de sol e ar fresco?
  • Abertura a novas experiências e perspectivas: olhar para pessoas e não para ecrãs torna-te mais empático e sensível ao outro, aos seus sentimentos, às suas dificuldades, felicidades e sentimentos. Ao interagir com o outro, apreendemos muito mais do que o que é efetivamente falado; apanhamos pistas não-verbais que nos permitem compreender o nosso interlocutor; pistas essas que não costumam transparecer via ecrã.
  • Conexão interior: Não viver a vida dos outros online significa viveres a tua vida real com as pessoas reais que a compõem e todos os desafios que isso implica. Esta experiência vai permitir-te ouvires o teu corpo e a tua mente, refletires, absorveres o silêncio e perceberes se te conheces realmente ou se vives em piloto automático.

E qual o lado negativo de toda esta experiência? Não considero que seja algo nocivo mas compreendo que muita gente terá dificuldade em simplesmente estar em silêncio, sem nada para fazer, em reflexão. O barulho e a luz rodeiam-nos hoje mais do que nunca e deixámos de saber o que é ouvir nada e ver nada, confiando apenas nos nossos instintos. Isto porque também deixámos de saber o que são os nossos instintos e no fundo, quem somos. A experiência de Digital Detox, por muito superficial que seja, por muito que remeta para “first world problems” acaba por ser uma experiência profunda e um regresso a si mesmo.

Experimenta, não te vais arrepender!

Se te identificaste com o que escrevi acima e queres saber mais sobre como criar o teu próprio desenvolvimento pessoal, marca já a tua consulta inicial gratuita comigo. As ferramentas de Health Coaching vão de certo ajudar-te nesta procura.

Envia-me um email para focusonblurry@gmail.com, tenho todo o gosto em ajudar-te!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Emília Luís

  • Burnout

    Burnout

    Exaustão física e psicológica resultante da exposição a uma combinação de stressores ambientais e internos e a…

    2 comentários
  • Sobre Cumprir Horários

    Sobre Cumprir Horários

    O tempo é precioso. É o único bem que não conseguimos recuperar.

  • Meditação Para Gestão de Stresse

    Meditação Para Gestão de Stresse

    A Meditação ainda é uma prática que gera muita confusão e consequentemente comportamento defensivo, porque se não…

  • Depressão Pós Férias

    Depressão Pós Férias

    É seguro assumir que 90% de nós regressou de férias de Verão. É também seguro dizer que 90% de nós está a sentir…

  • Perdes tempo a dormir?

    Perdes tempo a dormir?

    “Perder tempo a dormir? Durmo quando morrer!” Tantas mas tantas vezes ouvi uma variação desta frase por colegas, amigos…

  • “Parabenize X por 15 anos na Empresa Y” e a minha Insatisfação

    “Parabenize X por 15 anos na Empresa Y” e a minha Insatisfação

    São frequentes as vezes em que o LinkedIn me pede para dar os parabéns a alguém da minha rede por ter alcançado mais um…

  • 5 Alimentos para Aumentar o Foco

    5 Alimentos para Aumentar o Foco

    E se te dissesse que o que comes influencia praticamente todos os aspetos da tua vida, incluindo o teu desempenho…

  • 5 Técnicas para Aumentar a Produtividade através das Rotinas Matinais e Noturnas

    5 Técnicas para Aumentar a Produtividade através das Rotinas Matinais e Noturnas

    Eat a live frog first thing in the morning, and nothing worse will happen to you the rest of the day. – Mark Twain…

  • Work-Life Balance – Mito ou Realidade?

    Work-Life Balance – Mito ou Realidade?

    Quem consegue cumprir o seu horário de trabalho tal e qual disposto no seu contrato ponha a mão no ar. Hmmm, daqui não…

  • Como ser saudável quando trabalhas das 9h às 19h

    Como ser saudável quando trabalhas das 9h às 19h

    Hoje em dia somos todos profissionais super ocupados, quer trabalhemos independentemente ou numa empresa. Quer dizer…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos