ARENAS MULTIUSO: OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS QUE VÃO ALÉM DO FUTEBOL
Djalma Coriolano

ARENAS MULTIUSO: OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS QUE VÃO ALÉM DO FUTEBOL

Muitos dos estádios construídos ou reformados para a copa de 2014, foram construídos na modalidade de arena multiuso, trouxeram um evolução no conceito de arenas que tem por objetivo a realização de eventos de diversas naturezas.

Essa é uma tendência mundial, pois, para além de eventos esportivos, a arena pode ser um grande espaço de entretenimento e negócios. Espetáculos culturais, exposições comerciais e eventos corporativos, políticos e religiosos.

Além de ser um espaço para receber torcedores, a arena oferece uma série de possibilidades de consumo, através de pontos comerciais para vendas de produtos e serviços. Se utilizados de forma empreendedora, podem se tornar centros de oportunidades de negócios alavancando setores estratégicas da nossa economia, gerando emprego e renda.

O consumidor que busca as arenas multiuso, procuram obter momentos de descontração num local que lhe proporcione conforto e segurança. Seja uma partida de futebol ou um show de uma banda favorita. É verdadeiramente um consumidor diferenciado e com poder de consumo interessante.

O perfil é de um cliente ávido por consumir produtos e serviços relacionados a esportes e cultura do entretenimento e têm uma expectativa muito maior do que um mero jogo de futebol ou um simples espetáculo musical.

Dentre as atividades que são realizadas por uma arena multiuso, podemos citar também como um espaço com restaurantes, shopping centers, museus temáticos, galerias de troféus e teatros para exibição de filmes e documentários. Alguns inclusive oferecem hospedagem com hotéis e centro de convenções. Essa já é uma prática corrente em arenas da Europa.

Dessa forma, essas arenas podem representar um grande gerador de empregos diretos e indiretos e incremento de fluxo turístico, promovendo o desenvolvimento econômico e comercial do entorno.

Especificamente falando da Arena Pernambuco, percebe-se um esforço para mantê-lo ativo. com atividades como domingo na Arena, além de Jogos de Futebol Americano, o espaço esbarra na falta de mobilidade, visto que a arena foi construída em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife sem oferecer as condições de acesso adequadas para o local.

Outro entrave foi a não realização de um projeto chamado Cidade da Copa, que seria a construção de residenciais que proporcionariam a urbanização do espaço, facilitando esse desenvolvimento da área do entorno que falamos inicialmente. Torcemos que esse legado, deixado na copa de 2014 possa ser preservado, pois foram investimentos milhões em dinheiro público que sejam equipamentos de entretenimento para a sociedade.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos