Arma Social
Hoje, as redes sociais fazem parte da vida da maioria da população economicamente ativa do país. E quando comenta-se sobre alguém que não conhecemos, a busca pelo perfil em Redes Sociais é inevitável para conhecer mais sobre "o assunto" (indivíduo) e é claro que isso chegaria ao mundo corporativo. Sempre ouvi histórias e falei sobre isso, mas ainda vejo que muitos ignoram (principalmente os mais jovens) a "Arma Social" que têm em mãos para acabar com o desemprego ou definitivamente com a carreira.
Não adianta querer ser um profissional bem sucedido se nas redes sociais você não demonstra isso. Simplesmente porque aparenta estar mais preocupado(a) em "ostentar" com a foto da balada, o copo cheio de bebida alcoólica, a roupa que usa, mandar indiretas, expor o que deveria ser particular (seja seu corpo ou situações pessoais) e etc, nada disso agrega e pode SIM lhe prejudicar profissionalmente!
Experimente se colocar no lugar e/ou pensar como um recrutador ou empresário ao analisar seu perfil:
- Vive postando fotos do corpo, fazendo caras e bocas em busca de elogios, mas não se dá bem com críticas. É narcisista?
- Faz comentários agressivos, não se importa com o que os outros pensarão ou sentirão ao emitir sua opinião. É egocêntrica?
- Aqui só tem postagens inúteis e nada que agregue algo a carreira. Será que é uma boa para o cargo?
- Postou que está cansado(a), reclamando do superior, da empresa e não vê a hora de chegar o final de semana. Não gosta de trabalhar?
- Está mais preocupado(a) em mostrar o bíceps na academia ou o "bico" na foto do que com a escrita errada na legenda. Pergunte-se o que ele(a) pensará de você, principalmente se esses "deslizes de linguagem" repetem-se frequentemente em seus posts. Pergunte-se também se o recrutador ou futuro chefe gostará do que vai encontrar em seu perfil.
Escrevo isso à sua reflexão, já que (por estar aqui) provavelmente pretende ser alguém bem sucedido(a) na carreira que escolheu dedicar-se! Enquanto continuar achando que a vida nas redes sociais é algo "privado" e que ninguém vai te julgar pelo o que encontrar, não sairá do lugar, pois está completamente enganado!
Para o bem profissional, talvez seja a hora de colocar alguns limites em prática e transformar suas Redes Sociais em algo saudável aos olhos de todos e aos poucos em Redes Profissionais. Afinal, o que é particular, não é para ser público.
Por Fábio Cardôso