ARQUITETURA MODULAR: SAIBA TUDO SOBRE ESSE MÉTODO DE CONSTRUÇÃO INOVADOR
A arquitetura modular é um dos métodos utilizados na construção civil para dar vida a edificações de diversos portes e finalidades.
Ao longo do tempo, essa técnica vem se tornando cada vez mais popular devido ao avanço das tecnologias e às suas grandes vantagens, que vão desde a segurança até a agilidade dos seus processos.
Para onde aponta o futuro da construção civil?
Com o avanço da tecnologia, sobretudo da indústria 4.0, a tendência é que os processos e sistemas se tornem cada vez mais dinâmicos, rápidos e sustentáveis.
Desse modo, técnicas como a arquitetura modular vão ganhar mais destaque no mercado, inclusive pelo fato de ajudar a reduzir os impactos ambientais causados pela construção civil, que é a maior geradora de resíduos do mundo.
Afinal, uma das características dessa metodologia é a mínima produção de entulho e menor uso de matérias-primas e recursos naturais, como água e luz.
A ARQUITETURA MODULAR GANHOU PROJEÇÃO APÓS A PANDEMIA
Durante a pandemia do coronavírus, a arquitetura modular ganhou destaque no mercado de construção civil.
Isso devido a uma das principais características dessa técnica: a sua agilidade.
Afinal, conforme o número de infectados foi aumentando, também tornou-se mais alta a necessidade de internação em hospitais, sobretudo em UTI.
Com isso, os governos tiveram que encontrar soluções rápidas para a construção de hospitais de campanha que suprissem a demanda de vagas.
Uma dessas soluções foi a arquitetura modular, a qual inclusive permitiu que um hospital chinês fosse erguido em apenas 10 dias.
Assim, essa técnica vem ganhando ainda mais espaço no mercado, principalmente nas empresas que conhecem as suas demais vantagens, além da agilidade e da sustentabilidade.
Arquitetura modular: você sabe o que é?
A arquitetura modular é uma técnica que utiliza módulos habitacionais pré-fabricados para dar vida a construções diversas.
Ou seja, as peças são elaboradas em indústrias especializadas, em seguida transportadas ao local escolhido para a edificação e enfim montadas conforme o projeto aprovado pelo cliente.
O mais interessante é que a arquitetura modular vem se popularizando mundialmente, de modo que é utilizada em praticamente todos os setores da construção civil, de residências a prédios comerciais.
Como são feitos os módulos habitacionais?
Para tirar um projeto modular do papel, são utilizados módulos habitacionais, os quais podem ser personalizados conforme a necessidade da edificação.
Essas peças são fabricadas em indústrias especializadas, a partir da técnica de linha de montagem, que, devido à sua precisão, produz os módulos em pouco tempo.
Com isso, mesmo que você necessite de peças únicas, ainda assim será mais rápido terminar o seu projeto modular do que seria com um tradicional de mesmo porte.
No mais, para fabricar esses módulos você pode utilizar várias matérias-primas, como:
MÓDULOS SÃO DIFERENTES DE CONTAINERS
Por mais que utilizem técnicas semelhantes de construção modular. os containers e os módulos habitacionais são diferentes.
Os containers foram criados, inicialmente, para transportar cargas pesadas em alto mar. Ou seja, essa estrutura de aço conta com alta resistência, que o possibilita suportar todo o peso e as condições do tráfego marítimo.
Enquanto isso, os módulos habitacionais, além de ter mais possibilidades de matéria-prima, foram unicamente pensados para dar vida a construções habitacionais. Desse modo, essas peças permitem maior personalização aos arquitetos e engenheiros.
Quais são as possibilidades da arquitetura modular?
Recomendados pelo LinkedIn
Uma das maiores características — e vantagens — da arquitetura modular é a sua versatilidade, a qual permite que essa técnica seja utilizada em diversas construções.
Dessa forma, é possível encontrar espalhados pelo mundo projetos modulares referentes a
Por que utilizar a arquitetura modular em obras?
Quem trabalha com construção modular sabe que essa técnica oferece uma série de vantagens, tanto à construtora quanto aos clientes.
Confira 5 benefícios desse modelo de construção:
1. REDUÇÃO DE TEMPO DE CONSTRUÇÃO
A arquitetura modular pode reduzir o tempo de construção de uma edificação em até 50% — segundo o site do Modular Building Institute (MBI).
Isso é possível devido à rápida fabricação das peças modulares e ao ágil processo de montagem desses módulos.
E mesmo que os módulos sejam personalizados, você não precisa perder tempo esperando: basta preparar o terreno e iniciar as instalações no local.
Dessa forma, quando os módulos chegarem, basta finalizar o projeto e entregar as chaves ao cliente.
2. VERSATILIDADE
Como você já viu, a arquitetura modular pode ser utilizada na produção de construções diversas, sejam elas habitacionais ou não.
Mas a versatilidade dessa técnica não para por aí.
Afinal, é possível customizar e decorar as edificações conforme as necessidades e os gostos dos clientes, sem limites à imaginação.
Inclusive, você pode utilizar mais de um tipo de módulo habitacional em uma única construção, basta projetar tudo corretamente de forma a dar segurança ao projeto.
Por exemplo, se você deseja criar um stand de vendas para imóveis, pode optar por paredes de vidro e decoração com painéis de madeira.
3. REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO/
Além de aumentar os custos de uma obra, o desperdício de materiais é altamente prejudicial ao meio ambiente, uma vez que eleva os entulhos acumulados.
Contudo, com a arquitetura modular é possível reduzir a quantidade de desperdícios dos seus projetos.
Afinal, a fabricação e a montagem das peças são precisas e ágeis, diminuindo as chances de erro e uso de água e luz.
4. MAIOR PRECISÃO
Como a arquitetura modular é feita pelo modelo off-site — fora do local de construção — é possível contar com a precisão tecnológica das indústrias.
Essa é uma característica que acompanha o projeto modular desde a sua elaboração no papel, durante a fabricação dos módulos habitacionais, até a montagem das peças.
5. FLEXIBILIDADE
A arquitetura modular permite a montagem e desmontagem das peças em qualquer lugar — basta que seja um terreno capaz de receber a edificação.
Com isso, você pode utilizar a mesma construção diversas vezes, sem perder material nem investir altos valores.