Arranjos Produtivos Locais

Arranjos Produtivos Locais

*por Diego Queiroz Machado

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas de um mesmo segmento reunidas em um mesmo território regional, que compartilham vínculos de cooperação e aprendizagem entre si. Sendo assim, há diversos segmentos de APLs. A certificação se dá por meio de um edital do Ministério da Economia e do acompanhamento pela Secretaria de Desenvolvimento.

Esses vínculos se estendem para o governo e outras organizações, como associações empresariais, instituições de ensino e de pesquisa. Além disso, esse tipo de cooperação tem como principal objetivo auxiliar e acelerar o desenvolvimento econômico e social da região no qual está inserido o APL.

De forma simplificada, os APLs são um conjunto de empresas do mesmo segmento que participam nas tarefas principais de uma aglomeração produtiva; congregam centros de pesquisa, universidades, instituições do terceiro setor, agentes do governo e outras entidades públicas ou privadas; evidenciam relações de trocas e aprendizados constantes em um mesmo território; se estabelecem em um recorte do espaço geográfico e são constituídos pela aglomeração de agentes de interesses que consolidam uma identidade coletiva; buscam promover o desenvolvimento local por meio de parcerias e compromissos para manter e especializar os investimentos de cada um de seus integrantes; são geridos pela pessoa jurídica de associações de classe, universidades, Parques Tecnológicos ou Prefeituras.

Por estar localizado em uma área estratégica, o APL facilita a interação e o networking, além de ter diversidade das atividades e agentes (empresários, ONGs, governo, sindicatos, instituições de pesquisa, entre outros).

Em 2023, a Apeti completa 20 anos, trazendo a Tecnologia da Informação como protagonista na transformação da sociedade. Além de ser uma Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação, desde 2016, é também credenciada como APL TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação, um dos mais antigos do Brasil.

Como é necessário renovar o APL a cada dois anos, temos orgulho em continuar contando com o acompanhamento do governo do estado e trazendo destaque para São José do Rio Preto, sendo o único APL TIC da região metropolitana.

Nosso espaço físico fica localizado dentro do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, trazendo o estímulo à incubação de empresas. As instalações do Centro de Inovação Compartilhado APETI APL TIC têm como objetivo trazer capacitações em diversas áreas do setor de TI, Pesquisas Científicas e Tecnológicas, Consultorias, Mentorias, Oficinas de Gestão, Eventos Inovadores, Visitas Técnicas, Rodadas de Negócios, Missões, Funding, além do incentivo e fomento governamental e privado para pesquisa, desenvolvimento e capacitação e para projetos inovadores por meio de editais governamentais.

Dessa forma, buscamos tornar a região de São José do Rio Preto um polo de tecnologia, fornecendo oportunidades tanto para a criação de novos empreendimentos como para fortalecer empresas já estabelecidas.

Nosso branch como APL TIC se estende por meio da correalização da Rede Brasileira de APLs TIC, que congrega todos os APLs de TI espalhados pelo Brasil, fazendo uma conexão nacional entre as empresas do setor.

Buscamos ser um APL de referência na criação de pontes digitais para o futuro, promovendo a evolução da tecnologia dos negócios e da sociedade. Conheça mais sobre a Apeti, torne-se um associado e some para o desenvolvimento de sua empresa e sociedade.

*Gerente Executivo e de Projetos da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos