A arte de deixar para depois

A arte de deixar para depois

E aí, bora ler agora ou já vamos aproveitar o tema e colocar na listinha do depois eu leio?

Escrevo isso porque todos nós somos procrastinadores, o legal da coisa é que até os produtivos também são... Hahaha! Simmm... 

A tá, pensou que era só a legião dos preguicinhas de plantão né? Não, não são só eles. É que na maioria dos preguiçosos assumidos a coisa já está manifesta então os resultados não vão ocorrer mesmo porque procrastinar virou o lema, e é como sempre digo, está tudo certo se você é preguiçoso. A amizade é a mesma! rsrsrs.

O que pega é que se a pessoa começa a procrastinar demais vai ficar complicado até para manter as amizades, porque deixando tudo ou quase tudo para depois dificulta manter bons compromissos e relações de qualidade, não tem jeito.

Mas aprofundando um tiquinho aqui, entende-se que ter preguiça é ter a falta de vontade de fazer as coisas e não fazer nada, simples assim, beleza?!

Agora, a palavra procrastinar é bem diferente! Ela tem origem latina, sendo que "pro" significa para diante, adiante, ou em favor de, e "crastinus", quer dizer do amanhã.

No dicionário Aurélio, podemos encontrar muitos sinônimos para esse fenômeno: adiar, diferir, tardar, delongar, demorar, enrolar, espaçar, protrair, transferir para outro dia, ou seja, deixar para depois algo que poderia ser realizado naquele momento.

Destaca-se que a procrastinação não é o mesmo que não fazer nada, não sendo sinônimo de ócio ou preguiça. É simplesmente, realizar outras atividades menos importantes, no lugar da pretendida.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

Então, só daí já dá para pensar um montão de coisas, e que tal fazer uso desse trecho para se inspirar e refletir sobre tema por uma ótica funcional, por um prisma de autoanálise, o que acha? E não procrastina vai!

A oportunidade está aí e deve ser feita, pois saca só, ao saber identificar o que é Preguiça e o que é Procrastinação com maior clareza você poderá facilitar sua percepção em distinguir se você vive com um, com outro, ou com os dois em determinadas situações do dia a dia.

A tá, e daí? Bom, e daí que se você identifica o veneno fica mais fácil produzir o antídoto ora... e pensa... usando o antídoto em quantidade, qualidade e administrado através da via correta, tópico, inalado ou oral, certamente ele não será letal ou pelo menos não precisa ser não é mesmo?

Bom, o que pega aí é que se o sujeito amplia significativamente o problema e se começa a encadear a procrastinação com ganhos secundários, como por exemplo viver uma adrenalina maior e se sentir mais esperto que os outros quando entregar os trabalhos da faculdade aos 45 do segundo tempo. Quem nunca, não é mesmo?

Mas se a coisa atravessar a fase de vida escolar-universitária e avançar para seu cotidiano como pai, mãe, tia, teremos alguns probleminhas, que seriam evitáveis aqui. Isso sem contar o clássico ambiente profissional. Esse é um prato cheio para obter situações de emoção e testar nossa capacidade de sermos grandes (Inflando o Ego) correndo riscos desnecessários, e gerando potenciais prejuízos pelo vício de resolver as coisas só quando já estão à beira do abismo. Ativar o Modo salvador da pátria pode viciar sim... e com Adrenalina não se brinca gente! E olha, para tirar essa condição de adicto vai dar trabalho e não é pouco! Ainda que essa condição de procrastinar seja natural às pessoas, pois o cérebro tem como um dos pontos de missão preservar o sujeito economizando energia, acaba se tornando um grave problema quando passa a afetar diretamente a produtividade e o bem-estar de alguém... Bom isso aqui é tema longo e dá pano pra manga e este não será o momento, afinal todos temos tarefas importantes para a sequência da leitura aqui, não é mesmo?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Sendo assim vou apresentar 3 dicas que podem te empoderar para entregar mais resultados sem procrastinar. E isso também traz sensação de bem-estar, e não só isso. Traz também resultados reais, melhores relações e reconhecimento... Já parece um bom pacote só para citar alguns, não é?

Bora para as dicas! 😉


1.    Tenha uma visão realista das coisas.


Aquela historinha que você conta para si mesmo de que amanhã estará mais disposto ou mais capaz para realizar determinada tarefa é mais uma da coleção histórias para Boi dormir. Deleta isso, esse mundo mágico não existe. Pegue a agenda, leia de forma madura e honesta e vai para cima da tarefa. Simples assim, adiar, nada mais é que um poderoso fermento, perfeito para ampliar problemas.


2.    Seja combativo.


Combater a procrastinação assim que ela se apresenta gera muita dificuldade para instalar esse hábito no início, mas é uma técnica muito potente, e você notará que é inversamente proporcional!  Quanto mais você atua com força asfixiando a vontade de procrastinar mais ela perde presença até que beire a extinção. E você consegue isto simplesmente avançado ao compromisso que ela visa adiar, após o autoconhecimento e o reconhecimento dos outros de que você é uma pessoa dotada de uma conduta de entrega invejável, honra compromissos e é confiável, servirá de combustível para você avançar mais e mais! 😉


3.    Tenha uma agenda estratégica.


Não dá para dizer que você venceu a procrastinação simplesmente não assumindo agenda alguma. Desta forma, ser um tanto estratégico na agenda registrando compromissos com certo intervalo entre uma tarefa e outra pode lhe dar um fôlego temporal para os imprevistos. Uma agenda organizada assim te ajudará a ampliar sua confiança por facilitar suas entregas mesmo diante de contingências que fogem ao seu controle e estão por aí a desafiar a gente.


Muito prazer!

Eu sou Daniel de Souza, Psicólogo, Gestor de gente e novos negócios na NEO Empregos, Sócio Fundador do Projeto Liderança e Transformação e vivo uma vida entre líderes!

Tatyane Ferreira Silva

Assistente de Customer Care | Customer Success | Relacionamento | Brand Protection | Fraud Prevention | Analytics | ThreatX | Embaixadora da Cultura

2 a

Que texto Dani, parabéns maravilhoso. Vou compartilhar com certeza.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos