A arte de vender na era digital
Como já dizia Robert Louis Stevenson, em meados do século XIX: “todo mundo vive de vender alguma coisa”. Mais que atual e cotidiana, essa habilidade é um desafio diário para qualquer empresa, negócio e pessoas. Parece um pouco óbvio, mas todo e qualquer ser humano já está conectado com algum tipo de venda, inclusive na questão pessoal, com seus familiares e amigos.
Atualmente, o universo digital possibilitou ainda mais esse mecanismo através das redes sociais. As plataformas digitais têm sido um canal de venda importante, principalmente, nesses últimos anos, e estar presente digitalmente se tornou um requisito e uma oportunidade para atrair novos clientes, já que consumidores usam seus dispositivos para fazer negócios a todo o momento.
Com uma gama enorme de produtos, serviços e soluções espalhados pela internet, reinventar-se todos os dias têm sido um grande desafio para os empreendedores. De fato, a habilidade de vender algo é um processo que requer construção e melhorias e, para se obter sucesso, precisa de ritmo, frequência e uma dose de compreensão em cada ponto do processo. Porém, com as tecnologias e a aceleração de mudanças intrínseca a elas, aliar o digital à habilidade de vender pode ser um diferencial na carreira de empreendedor.
No entanto, mais do que adaptar-se às novas tecnologias, acredito que seja essencial aperfeiçoarmos habilidades humanas, tais como capacidade de ouvir, de se comunicar, gerenciar o tempo, adaptação e inteligência emocional, resolução de problemas e engajamento. Nas vendas, esses quesitos constroem relações, um dos maiores e mais importantes ativos da rede de negócios.