Arte e diversão para Construir uma Comunidade

Arte e diversão para Construir uma Comunidade

Autora: Dani Lyra

Após os últimos dois anos, muitas pessoas precisam restabelecer o equilíbrio e o senso de humor. Mas como podemos fazer isso em um mundo super polarizado, com colegas que conhecemos somente pelas telinhas do Zoom? Como podemos construir um senso compartilhado de comunidade? No Thomas Maker, assim como outros espaços maker/Fablabs,  estamos sempre prototipando, rindo, construindo e rindo. O brincar, mexer, testar e fazer em equipe nos fortalece. A nossa prática nos leva a acreditar que algumas oficinas e atividades talvez sejam interessantes para qualquer tipo de equipe que precise fortalecer as relações interpessoais. 

Talvez seja interessante criar o hábito de, pelo menos uma hora por semestre, juntar equipes, colegas de departamento ou grupos de alunos se para brincar - seja criando arte, jogando um divertido jogo de tabuleiro  ou resolvendo problemas juntos.  Usando materiais do dia a dia e abrindo espaço para a diversão, você pode criar a sua experiência. Aqui vão algumas dicas:

Explore um tema

Forneça um ponto de partida e, a partir daí, abra espaço para a criatividade. Crie um ambiente acolhedor e inspiracional com algumas formas de começar. Quando usamos a oficina remix de sombras do Tinkering Studio durante o primeiro Clube da Rede de Aprendizagem Criativa, colocamos alguns projetos em cima das mesas, apagamos as luzes e deixamos as pessoas explorarem. Em outra ocasião, quando queríamos explorar a arte de Basquiat, cobrimos uma parede do makerspace da escola com papel pardo, tinta spray, stencils e algumas inspirações. E, pedimos que as pessoas usassem pincéis presos em bamboos para soltar a mão. 

Use instruções claras e breves 

Imagine maneiras simples e divertidas de dar instruções tais como: deixe pistas ou um enigma que depois de revelado disponibiliza um código para abrir um cadeado de uma caixa (onde estão as instruções) ou distribua um convite dentro de um envelope bonito.  Uma dica importante aqui - peça que algumas pessoas repitam as instruções e somente comece quando tiver certeza que a maioria das pessoas (ou pelo menos uma por grupo) sabe o que fazer. 

Deixe materiais inusitados disponíveis

Em uma mesa, disponibilize os materiais e deixe que as pessoas "se sirvam". Uma forma interessante também é a de adicionar um pouco de desafio limitando o tipo ou quantidade de materiais que as pessoas podem usar. 

Promova a Colaboração

Permita que as equipes trabalhem, mas pare a atividade por alguns instantes e promova uma Caminhada das Ideias - grupos visitam as tarefas das outras equipes em busca de inspirações. É importante que se estabeleça um espírito de compartilhamento para evitar qualquer tipo de competição.  

Introduza elementos de surpresa

Promova um ambiente descontraído soando um alarme e pedindo que as equipes escolham uma tarefa e façam algo inusitado - como executar um hino ou dança,  uma batalha de rimas, tirar selfies divertidas, ou se alongar. 

Os benefícios 

Esse tipo de interação pode ser um ótimo pontapé inicial para equipes que têm muitos recém chegados. É importante que pessoas deem risadas juntas, riam de si mesmas e criem em parceria. As atividades podem variar muito - desde construir uma escultura, criar pratos como se estivessem em um  Master Chef, ou criar arte com sombras. Em escolas, o período das voltas às aulas ou o mês de outubro podem ser estressantes. Talvez seja muito importante trazer alegria e brincadeiras criativas para que as pessoas relaxem, recarreguem as energias e se sintam pertencentes a uma comunidade.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos