Artigo 356 - O futuro não é uma caixa preta

Artigo 356 - O futuro não é uma caixa preta

“Você está preparado para o futuro?”

Há mais de 40 anos o futuro deixou de ser uma caixa preta. Quando a Sra Faith Porporn testou a sua metodologia de predição e lançou o primeiro relatório, nos anos 80, com afirmações convictas sobre ao que iria acontecer na virada do século, quase 20 anos à frente, o mundo tremeu. “Louca” foi o adjetivo mais amigável que lhe atribuíram. “Quem é essa senhora para afirmar o que vai acontecer no futuro”? Mas o fato é que a sua metodologia funcionou e mais de 80% das suas predições aconteceram. Parece fazer muito tempo que isso ocorreu, mas considerando toda a história da humanidade, foi ontem. Por ser novo, este tema ainda é ignorado por escolas, empresas e, principalmente, por profissionais. Parece que há um pacto de ignorar o futuro, sendo que é lá que estão as tendências e as grandes oportunidades de fazer algo diferente hoje e sair na frente. Não preciso explicar aqui o quanto vale o pioneirismo. Ser o primeiro tem e sempre terá um valor enorme.

Mas a história recente tem mostrado que quem está antenado com as tendências faz mais e melhor. O falecido Steve Jobs tinha uma frase muito polêmica e que lhe conferia quase um carimbo de arrogante e prepotente. A frase era: “As pessoas não sabem o que querem até nós mostrarmos a elas”. O que você acha? Parece ou não prepotência?

Na verdade, de prepotência essa frase não tem nada. Jobs tampouco tinha uma bola de cristal ou algum parentesco com a falecida Mãe Diná. O que esse cara e muitos profissionais que têm protagonizado os grandes projetos da atualidade possuem é uma competência clara, objetiva e que pode ser desenvolvida por você – visão de futuro.

Há coisas que vão acontecer e nos pegarão de surpresa? Sim, claro! Ninguém previu o 11 de setembro, o tsunami da Ásia e alguns dos recentes atentados em massa. Mas o imprevisível não conta 5% da conversa. O futuro não é só uma nova estrada, mas uma estrada que se conecta com o presente e, portanto, a partir de observações do presente, podemos predizer muito do que está por vir. Vivo isso todo dia, há 11 anos, com meu parceiro, sócio e amigo, Luis Rasquilha. Um aficionado pelo futuro e uma das referências no tema hoje no Brasil e no mundo. Quem o segue nas redes sociais, ou lê seus relatórios de tendência, sabe que muito do que ele fala acaba acontecendo.

Portanto, a minha ponderação hoje toca este tema e lhe deixa algumas perguntas, com caras de provocações: O que você sabe sobre o futuro? O que lê ou estuda sobre o tema? Quais são as tendências que irão impactar a sua área de atuação e a sua profissão.

Por mais difícil que possa parecer, a resposta para esta última pergunta existe e não é difícil de encontrar. Basta você entender que precisa se atualizar continuamente sobre as tendências e buscar as fontes confiáveis para beber. Deixo aqui uma boa indicação, com relatórios gratuitos e muitos outros conteúdos sobre futuro e tendências. Lá, há inclusive um relatório chamado “As profissões do futuro”. O endereço é www.inovaconsulting.com.br e todo conteúdo que lá está foi muito bem selecionado pelo Prof. Luis Rasquilha.

Há várias outras fontes que você também pode usar. O importante é você entender que o futuro da sua carreira depende fortemente do seu conhecimento sobre o amanhã. Até o próximo!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcelo Veras

  • Os riscos de um “Especialista-Raiz” no conselho

    Os riscos de um “Especialista-Raiz” no conselho

    “O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar – Clarice Lispector” Desde que li pela primeira vez, há mais de 10…

    9 comentários
  • Longevidade de CNPJs

    Longevidade de CNPJs

    “Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure” Certamente, quando Vinícius de Moraes…

    1 comentário
  • Perfurando o verniz da diversidade em conselhos

    Perfurando o verniz da diversidade em conselhos

    “Qual diversidade realmente promove um conselho melhor?” Os estudos sobre Group Thinking são recentes e ainda temos…

    8 comentários
  • Nose In, Fingers Out, but Elbows In

    Nose In, Fingers Out, but Elbows In

    “E lá vem o caminho do meio também na governança” Entre 2010 e 2019, escrevi semanalmente para alguns jornais e blogs…

    1 comentário
  • Artigo 455 - Há quem quer e há quem QUER

    Artigo 455 - Há quem quer e há quem QUER

    “Quem QUER, age. Quem quer, justifica e reclama” O mundo é justo ou injusto? Pergunta que rende uma bela discussão, não…

    3 comentários
  • Artigo 453 - Paisagens do mal

    Artigo 453 - Paisagens do mal

    “Se virou paisagem, perdeu relevância” No dia 03 de abril de 2020, quando a pandemia estava apenas começando aqui no…

  • Artigo 452 - As marionetes e o nosso futuro

    Artigo 452 - As marionetes e o nosso futuro

    “O maior perigo para o futuro da humanidade chama-se encurtamento da compreensão” A internet e, principalmente, a…

  • Artigo 451 - O Recomeço

    Artigo 451 - O Recomeço

    “Os extremos estão reservados para teses insustentáveis” No dia 16 de dezembro de 2019, “encerrei” uma jornada de quase…

    5 comentários
  • Artigo 449 - O que esperar de 2020

    Artigo 449 - O que esperar de 2020

    “2020 tem tudo para ser um ótimo ano” Dezembro chegou, e bem rápido. Parece que ontem estávamos comemorando a chegada…

  • Artigo 448 - Sua empresa é uma learning organization?

    Artigo 448 - Sua empresa é uma learning organization?

    “Você aprende ou desaprende onde trabalha?” No início da nossa carreira, em geral, estamos mais preocupados com o…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos