Associação Rocha Eterna recebe o parecer da Capelania no Complexo Penitenciário de Serra Azul/SP

Missão Rocha Eterna, Na qualidade de Diretor Geral da Penitenciária I de Serra Azul, Unidade de Segurança Máxima, me coube analisar os aspectos decorrentes da Capelania ou o exercício de pessoa encarregada ou a disposição dos internos, no que consiste ao apoio religioso.

É de conhecimento comum nas prisões ou confidenciado pelos internos ou presos que quando estavam em liberdade, por se acharem consumidos pelos projetos ou compromissos da vida, não param para refletir ou querem saber da vida religiosa. Deixando-a em segundo plano, fato agravado por vezes pela ausência de rotinas, apoio familiar e outras estruturas importantes ao desenvolvimento humano;

No entanto, quando deparado com a realidade do cárcere, momento que implica efetivo sofrimento a si próprio e aos familiares. Circunstância que produz inevitável momento de reflexão, tal apoio, o religioso se mostra importante e por vezes essencial.

Tal reflexão, não raro é acompanhado por momentos de culpa, remorsos e demais manifestações de autodefesa, tornando ainda mais complexo, o ser humano encarcerado. Mas, podemos afirmar que neste momento, quando presente as condições (orientação), a reflexão para mudança ou transformação interna se torna mais possível ou oportuna.

Neste sentido, a Capelania da Rocha Eterna, tem se mostrado instrumento valioso na busca pela razão da própria prisão em si, vez que oportuniza ao interno o momento da reflexão com apoio, para que possa sair fortalecido, melhor do que entrou na prisão.

É de conhecimento geral, valorizado pelos funcionários, presos, familiares e por vezes verbalizado pela própria população em geral, que espera que o preso saia melhorado ou transformado de criminoso em cidadão de bem e que tenha acesso a religião, trabalho e estudo.

Não é raro um preso qualificado como perigoso e problemático, ao se tornar mais consciente ou adotar maior religiosidade, se transformar por completo, desde a postura, comunicação, passar a ser um preso com excelente conduta e sobretudo passa a convencer os demais presos da necessidade de mudança.

A Capelania da Rocha Eterna se diferencia em seu projeto, na medida em que demonstra intenso envolvimento e conhecimento de seus integrantes com o propósito de transformação do preso. Percebe-se ainda que os membros da Missão Rocha Eterna cultivam excelente relacionamento com os funcionários prisionais, que por sua vez se mostram também sujeitos ao acolhimento e atenção da Missão e são instrumentos essenciais para a viabilização ou êxito dos trabalhos a que a Missão se propõe;

A trajetória percorrida pela Missão Rocha Eterna, nesta Unidade conquistou o respeito de Administradores Prisionais, funcionários e sobretudo dos presos, de maneira que a sua manutenção e ampliação nas demais prisões se mostram necessárias.

Por: Dr. REGINALDO NEVES DE ARAUJO

Diretor da Penitenciária I de Serra Azul

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Capl. Maurício Ribeiro de Arruda

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos