Assunto Delicado para Tratar

Assunto Delicado para Tratar

Me diz aí: Quando você precisa comunicar um assunto delicado quais são as suas primeiras atitudes?

Conhecer as pessoas para quem você irá fazer uma comunicação difícil é a chave do sucesso para falar de assuntos ruins sem causar impactos negativos. No caso de um empresário ou um líder em um ambiente de trabalho, a comunicação de temas desagradáveis vai exigir algum jogo de cintura na transmissão de notícias ruins que afetam negativamente a perspectiva dos funcionários.

Em momentos de crise econômica, por exemplo, a frequência com que esses comunicados  negativos ocorrem costuma aumentar e são inúmeros exemplos, como demissões, redução de benefícios, fusões com outras empresas, encerramentos de linhas de produção, entre outros. Você precisa ter em mente que o jeito como a notícia chega ao colaborador é mais grave que a notícia em si.

A forma e a ordem dos elementos a serem comunicados podem afetar a compreensão do receptor sobre a notícia e impactar sua satisfação em relação ao seu compromisso com a empresa. Por isso, é preciso assegurar-se de que a notícia foi bem compreendida e, se preciso,corrigir a informação, mostrando a preocupação com a reação emocional dos colaboradores, levando em consideração as expectativas com relação ao futuro deles.

Quando você tiver que repassar assuntos ruins que irão afetar somente algumas pessoas diretamente, seja discreto, ou seja, chame a pessoa em um local isolado, se for no trabalho, pode ser em uma sala de reuniões ou qualquer espaço mais privado, livre de interrupções, caso a pessoa queira desabafar ou até mesmo reclamar.

Outra dica é: nunca passe a notícia por telefone ou e-mail. Dessa forma, parece que você não se preparou e nem se preocupou de verdade com a reação da pessoa que irá receber a informação. Proporcione um ambiente acolhedor e seja objetivo, sem rodeios, mas com sensibilidade. Seja claro e utilize palavras simples e de fácil compreensão, sem termos técnicos. No final da conversa, coloque-se à disposição para tirar dúvidas, ouvir sugestões. Aquela máxima: sempre se colocar no lugar do outro cai como uma luva aqui. Ter empatia sempre, ok? Este é o melhor caminho ao transmitir informações ruins.

*Revista Melhor - ABRH

Confira mais insights sobre Comunicação aqui, nos próximos posts! Curta, comente e compartilhe com suas conexões.

Andressa Marchiorato é Jornalista e Publicitária e faz parte do Ranking 2015 dos 15 profissionais de Marketing e Comunicação mais engajados do LinkedIn. É especialista em Gestão da Comunicação Empresarial e Competências Gerenciais. Tem experiência em Marketing, Relacionamento com Stakeholders, Gestão de Marcas, Endomarketing e Comunicação Corporativa e Institucional em grandes empresas, dos mais variados setores. É colunista da Revista Dimensão (PR/SP), da Revista Ouse (SC) e das rádios 92 FM, Pérola 95.5 e Princesa 99,9 no Vale Europeu, SC. 

*Leia mais textos relacionados a comunicação, comunicação inter-pessoal, relacionamento com stakeholders, comunicação empresarial e muitos outros assuntos interessantes do dia a dia em  andressamarchiorato.com

Edward B Pereira

Consultor Independente na B&P Consulting

8 a

Eu simplesmente comunico

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos