Até logo e voltem ao trabalho!

Prezados,

Hoje é meu último dia neste escritório, nesta sala. Como tenho a convicção que é uma boa prática dar satisfação para as pessoas que convivem diariamente comigo (e evitando as fofocas), envio esse comunicado.

Trabalho aqui há mais de 12 anos, entrei como desenhista e hoje sou sócio diretor. Muito mais do que nomes para o meu cargo, penso que influenciei e vi nascer todos os setores dessa empresa, com os meus erros e acertos.

Deixo claro a todos que estou saindo por escolha minha. Como não fiquei fazendo o mesmo trabalho nestes 12 anos, não gostaria de estacionar logo agora que (entendo eu) sei muito mais coisas do que quando entrei aqui. Precisava mudar.

Estou saindo por causa da “crise”? Tudo acontece em seu tempo, e nesta “crise” os planetas se alinharam para que eu tivesse essa oportunidade. Não fui demitido por falta de dinheiro ou por que a empresa vai quebrar (não vai!). Se houvessem me demitido, escreveria pedindo emprego ou indicação a vocês (eu não teria problemas em fazer isso).

Continuo sócio da empresa, continuo trabalhando em projetos da empresa e continuarei a cobrar e a ajudar vocês sempre que necessário. Meus contatos continuarão os mesmos e estarão disponíveis a todos vocês. Isso não é um tchau, mas um até logo. Vamos continuar trabalhando juntos, agora comigo em outro lugar.

Certamente tudo vai andar bem depois dessa mudança. Sempre anda. Para ajudar, baseado no que eu conheço desta empresa e no que eu tenho visto aqui nos últimos meses, deixo umas dicas:

Crises vão e vem e o que nos salva é o trabalho. Quando entrei aqui, trabalhávamos em contratos pequenos e sem a menor perspectiva do que fazer daqui a 2 meses. Hoje temos contratos mais duradouros e com faturamentos maiores. Mas só ouvimos falar em crise. Sempre foi assim no Brasil. Tenho a convicção que o primeiro jornal brasileiro, feito lá no tempo do império, tinha na sua capa a palavra crise. Passamos por um momento de muita pujança nos anos anteriores, criamos gordura o que nos possibilitou ter privilégios (muitas vezes injustos), como chegar mais tarde e sair mais cedo, entregar trabalhos para o cliente sem pensar na qualidade (“se devolver, entrar outro trabalho e garanto o faturamento”) e outras pequenas coisas que, agora, parecem maiores do que realmente são. E neste momento a empresa não pode dar esses mimos a vocês. Mas se passarmos por mais essa, os carinhos voltarão. Nosso trabalho precisa ser muito eficiente agora. Pense nele, não na crise. Juro, ela não existe! E depois, quem trabalha será recompensado.

Só se trabalha em empresa grande, pensando grande. Se continuarem a pensar que essa é uma pequena empresa, que os projetos são pequenos, que os clientes são mesquinhos, que seus colegas não sabem de nada, que os diretores da empresa não enxergam o que acontece nos outros setores, lamento, vocês passarão toda a sua vida produtiva em pequenos empregos, mesmo se forem para uma gigante do mercado. Pensem grande, cada projeto é o projeto do momento e deve-se dedicar a ele com todo foco, criatividade e assertividade. Virão grandes projetos depois que o cliente ganhar confiança no nosso trabalho. Pensem em como poderão resolver o projeto, e não nas dificuldades para executá-lo. E, então, terão um grande emprego.

Sejam gentis uns com os outros.  Baseado em estudos que minha vó deve ter feito, pois repetia sempre, afirmo que a maior parte do mal que uma pessoa faz a vocês, ou não é tão mal assim, ou ela nem percebeu que fez isso. E isso vale para o colega de trabalho. Assim como o motorista do carro que fechou a frente de vocês no transito certamente não ficou em casa pensando “hoje vou fechar a frente daquela pessoa e vai ser a maior fechada de todas!”, seu colega de trabalho não pensa “não vou colocar as informações corretas no projeto só pra irritar ele.” Vocês não são o centro do universo e as coisas não acontecem só com vocês. Dividam os problemas, conversem para ajustar processos, mas sem raiva ou rancor. Todos temos problemas e fraquezas, não considere isso como pessoal. Não é necessário ser o melhor amigo do colega de trabalho, mas lembre-se que você passa mais tempo com ele do que com seu melhor amigo. Sejam gentis entre vocês, pois se hoje não são, no futuro serão os amigos (e quase amigos) que irão balizar o nível de sucesso de vocês.

 Pra terminar, imitando os grandes diretores de grandes empresas, deixo a melhor frase que conheço onde um cara fala sobre o seu próprio trabalho:

“O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar.”  Oscar Niemeyer

 Até logo e voltem ao trabalho!

Que o sucesso te acompanhe sempre! Muita luz na nova jornada. Grande abraço!

Diego Schmidt

Arquiteto / Gerente de Projetos / BIM Manager / Empreendedor / Fiscal de Obra / Orçamentista / Gerente de Contratos / Revit

9 a

Não vou mudar pra tão longe. Só vou trocar de bairro. Deixo a europa pras férias ;)

Carolina Cannella Peña

Coordenadora de Planejamento do Espaço Físico da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Engenheira Civil. Mestre em Engenharia na Área de Infraestrutura e Gestão Viária.

9 a

Diegoooo como assim!? home office desde a Europa algo assim!? ;)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Diego Schmidt

  • Livros: basquete, arquitetura e vida na terra.

    Livros: basquete, arquitetura e vida na terra.

    Vivo dando dicas de livros. O motivo disso é que adoro receber uma dica de livro (só não é melhor do que ganhar um…

    1 comentário
  • Currículos que odeio!

    Currículos que odeio!

    Recebo e analiso currículos diariamente e admito que, além da dificuldade normal da tarefa de decidir quem chamar para…

    3 comentários
  • “O Discurso do Método” para tomar decisões criativas.

    “O Discurso do Método” para tomar decisões criativas.

    Diariamente lemos textos com os títulos: “X dicas para produzir mais”, ou “Lista das X maneiras para gerenciar o…

  • Escopo, Prazo e Custo em Escritórios de Arquitetura

    Escopo, Prazo e Custo em Escritórios de Arquitetura

    A tríade Escopo, Prazo e Custo é uma unanimidade para o Gerenciamento de Projetos. Mas poucos usam eficientemente no…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos