Qual o seu plano A, B e C?
Você está DEMITIDO
Como essa frase atinge diretamente você?
Em toda a minha vida fui demitido duas vezes. Uma eu era um jovem que somente procurava uma oportunidade de crescimento em uma das empresas que já passei. Era somente um recepcionista e muito bom na área de informática. Um dia o rapaz que era o técnico pediu demissão e ai eu vi uma oportunidade de ser inserido nessa vaga. Fui até a dona do escritório e pedi uma chance naquela vaga. Disse exatamente essas palavras "Eu não estou querendo descartar a minha vaga na recepção, somente gostaria de dizer que gosto muito da área de informática e gostaria que me desse uma chance". Ela ouviu e disse que iria pensar. Sai de lá todo feliz e esperando que pelo menos tivesse uma oportunidade. No outro dia quando cheguei no escritório, tinha uma outra pessoa sentada na recepção. e disse que era para eu esperar do lado sentado. Aguardei, até que fui chamado na sala da dona. Ela me disse que eu estava sendo demitido porque não estava satisfeito com o meu trabalho. Eu disse a ela que estava somente buscando crescimento na empresa e que eu poderia ser mais que um recepcionista. O resultado? Fui demitido. As minhas palavras para ela foram "Um dia irei retornar aqui como um grande empresário e a doutora irá me receber como seu cliente".
Palavras de um jovem rebelde nada mais.
Naquele dia senti o que era ser descartado. Não me preocupei muito pois sabia que conseguiria outro emprego logo. Pois era jovem.
Você está DEMITIDO de Novo
Muitos anos depois já um homem com família, me dedicando diretamente ao crescimento em uma outra empresa, fui desligado. Daquela vez por motivos de corte mesmo. Porém aquele momento foi muito pior do que a primeira vez, pois agora eu tinha uma esposa e filho, e o pior de tudo, DÍVIDAS, empréstimo, carro, apartamento e etc...
Cheguei a minha residência, abracei a minha esposa que não entendia o que havia acontecido. Quando a contei sobre a demissão. Naquele momento vi o que é ter uma mulher de verdade do seu lado. Me ouviu e me disse, "Esse é somente um momento, tudo vai mudar, acredite em você".
No outro dia, não sei até hoje como aconteceu, me chamaram para uma entrevista para uma vaga para ser supervisor em uma empresa pois descobriram que eu tinha sido demitido. O que eu fiz? disse não. Isso mesmo, disse não. As minhas palavras foram "Vou tirar férias e curtir a família". Quando sai de lá, nem eu mesmo acreditei que tinha tomado essa decisão, porém, foi a melhor que eu poderia ter tido em todos os anos da minha vida.
Retornando ao mercado
Um mês depois fui chamado de volta a empresa que tinha me demitido. Claro que aceitei pois o salário além de bom me trazia uma maior segurança pois eu conhecia muito dos processos e assim poderia ter mais alguns anos junto a essa empresa. Porém dessa vez eu sabia que eu deveria parar um pouco e fazer foco em algo que eu acreditava ser melhor para mim e para a minha família.
O plano B
Nesse meio tempo comecei a investir o meu tempo a estudar negócios e ver como eu poderia ter o meu próprio negócio e como conseguir mantê-lo já que tudo indicava que nos próximos anos o mercado brasileiro não estaria em crescimento por causa da crise que falavam tanto. Foi nesse momento de 2011 que passei a pensar mais e executar menos. Criar estratégias para que se conseguisse ter o meu próprio negócio e que pelo menos eu criasse uma forma de não falir.
Foi dai que comecei a entender como as redes sociais, faculdade, amigos, familiares são importante na nossa vida, se usarmos da forma correta e saber fazer proveito disso positivamente.
Como todos que já leram as minhas postagens, sou palestrante da área de tecnologia a mais de 18 anos. Eu precisava ver uma forma de fazer com que nessas redes e nas palestras, como poderia plantar uma semente que me trouxesse resultados. Foi ai que tudo começou, o que chamamos de Acreditar, Oportunidade, Objetivo e Meta.
Foquei 100% em ter o meu próprio negócio e tinha que ser na área do que eu amava fazer e falar, tecnologia.
Em 2014 em um bate papo com um amigo, o mesmo falou comigo que estaria vendendo uma empresa na área de tecnologia pois, como ele não era da área, estava gastando muito tempo em algo que não estava dando tanto resultado. Eu não dei muita bola no momento. Uma semana depois fomos almoçar novamente e ele disse que ia colocar a empresa em falência e fechar as portas. Foi naquele momento que algo me disse "Pegue essa empresa para você". Foi o que fiz.
Assumi essa empresa em 2014 a depois de pagar muita dívida, passar dificuldades, chorar, não dormir. VENCI.
Hoje a empresa existe, esta viva mais do que nunca, sobrevivi a crise, gerei emprego, cresci rápido como palestrante na área de empreendedorismo por apoio direto dos amigos e das faculdades onde eu já era conhecido como palestrante na área de tecnologia.
Dificuldades todos passamos
Acreditem, todos nós passamos por problemas, dificuldades, dívidas, mas uma coisa é certa, quando acreditamos em nosso potencial e temos o que chamam de "caráter" tudo da certo. Como meu pai me falava quando eu era mais novo digo agora para os mais novos e mais velhos também que "Nós somente colhemos o que plantamos". Nós somos frutos das nossas ações e hoje agradeço muito quando fui demitido essas duas vezes pois foi ali que um homem e grande amigo me disse "Nós temos que ter na vida sempre o Plano A e B". E agora eu digo para vocês, tenham o plano A, B e o C, pois nós seres humanos temos que procurar e viver opções. temos que saber que por mais que achamos que aquele é o caminho, possa ser que ele se desfaça e ai você tem que estar preparado para ir adiante.
O plano C
O meu plano C no momento?
Sim eu tenho e isso será para mais uma matéria que ainda esse ano. Terei o prazer de compartilhar com cada um de vocês.
Sejam felizes, sejam gentis, sejam humanos.
Quem sou eu?
Meu nome é Cristiano Furtado dos Santos, palestrante e ativista por muitos anos nas comunidades de Software Livre em vários estados brasileiros. Liderei por muito anos a célula de software livre da Faculdade AREA1 em Salvador - Bahia, fiquei a frente do projeto fedora educação e logo depois do Projeto Ekaaty Linux. Um dos lideres do Projeto Crianças Hackers onde ensinamos crianças a conhecer tecnologia brincando e atual diretor da empresa CPUHOUSE. Atualmente faço palestras na área de empreendedorismo e liderança em faculdades e empresas.
Engenheiro de Vidros Móveis e Body Closures na Ford Motor Company
6 aVocê é um exemplo de perseverança para o empreendedorismo!
System Architect & Legal Analyst - Electrical Infrastructure in Volvo Cars
6 aParabéns pelo post meu amigo. Desafios são feitos pra serem vencidos e você já é um guerreiro e vencedor.