Até onde a Inteligência Artificial pode nos levar?
Em uma newsletter que fizemos há um tempo, falamos especificamente sobre o ChatGPT, que foi e ainda é o assunto do momento quando se trata de inteligência artificial. O “GePeTo”, como chamamos carinhosamente por aqui, não foi a primeira inteligência criada, mas abriu caminho para vermos todas as outras que estão sendo desenvolvidas e que já estão disponíveis no mercado. E com tantas opções, para diferentes situações, nos questionamos diariamente: até onde isso vai nos levar?
Não temos grandes respostas para isso, afinal é um assunto que divide opiniões de especialistas e só a prática vai nos dizer. Até o momento, o que todos nós sabemos é que estamos aprendendo a lidar com a presença de robôs e tecnologias baseadas em inteligência artificial, e só o uso delas é que vai poder nos dizer aonde vamos chegar. A IA já está presente em muitos aspectos de nossas vidas, desde assistentes virtuais em nossos smartphones até sistemas de diagnóstico médico e carros autônomos. É possível fazer anotações e resumos de uma reunião, desdobrar materiais de campanha e automatizar processos.
Algumas previsões indicam que a Inteligência Artificial pode ter um impacto transformador em quase todos os aspectos da nossa sociedade. Ela pode ajudar a melhorar a eficiência em vários setores, desde a saúde até o transporte e a manufatura. Por exemplo, a IA pode ajudar a prever o tempo de inatividade de equipamentos industriais e a agendar manutenção preventiva, reduzindo custos. Ela servirá como um apoio estratégico para que o nosso dia seja mais produtivo. Afinal, nós, seres humanos, precisamos fazer tudo. E com a ajuda das plataformas de IA, conseguiremos aumentar e melhorar nossa produtividade e qualidade.
Há quem fale sobre os benefícios, mas também os que falam sobre malefícios. A IA vai substituir humanos? Pode ser que em algumas atividades sim, justamente para que humanos possam executar com sucesso outras funções do cotidiano. Como falamos na newsletter anterior desse assunto, a estratégia e a criatividade que os seres humanos têm nunca será superada pela IA.
É claro que, como falamos, a IA também pode ter efeitos negativos se não for usada com cuidado. Algumas preocupações incluem o potencial de viés algorítmico, onde a IA pode reproduzir preconceitos e discriminação existentes. A IA também pode substituir trabalhadores em algumas áreas, criando desemprego e desigualdade econômica. É importante considerar essas preocupações e desenvolver políticas e práticas que garantam que a IA seja usada para o bem da sociedade.
Recomendados pelo LinkedIn
Por fim, até onde ela pode nos levar vai depender de como a utilizamos. Se usada com sabedoria e responsabilidade, a IA pode nos ajudar a resolver os desafios mais difíceis que enfrentamos. Mas se usada sem considerar as consequências, a IA pode ter efeitos negativos significativos. É importante continuar a explorar o potencial das tecnologias inteligentes e trabalhar para garantir que ela seja usada de maneira ética e responsável.
E então, o que você acha sobre a Inteligência Artificial e o impacto disso na nossa sociedade? Compartilhe a sua opinião aqui nos comentários para discutirmos esse assunto!
*Essa Newsletter teve a contribuição da Inteligência Artificial para a produção do conteúdo.
Head of Quality & EHS @TDM I Gestão da Qualidade | Auditorias | Desenvolvimento de Fornecedores | Liderança Operacional | Melhoria Contínua
1 aMuito bom o conteúdo! Parabéns