Até que ponto vale a pena investir na produtividade do canavial?

Tanto investimentos no canavial, como a rentabilidade obtida precisam estar bem na ponta do lápis. Paulo Roberto Artioli, produtor de cana na região de Lençois Paulista. Ele e seus sócios são exemplos de que utilizar novas tecnologias traz bons resultados, como no aumento da produtividade.

Segundo ele, “investimos muito para melhorar a produtividade. Mas e daqui pra frente? Vemos que o custo para continuar buscando a melhoria da produtividade se mostra muito alto. Será que o custo-benefício vale a pena?"
Para ele, investir na modernização do canavial e apostar nas melhores tecnologias e metodologias possíveis foi crucial para aumentar a rentabilidade do negócio. Na sua visão, a elevação da produtividade chegou num patamar limite com os recursos que vinham sendo aplicados. Mas e a partir de agora? Ele tem a impressão de que, para pular um novo degrau em termos de aumento de produtividade, terá de fazer um investimento ainda maior. E esse novo salto tem que ser muito bem calculado, para que se tenha certeza se o investimento exigido estará em sintonia com a rentabilidade obtida.


Uma das áreas em que a empresa de Artioli é exemplo da modernização na produção da cana-de-açúcar é a mecanização. Ele lembra que a evolução da mecanização da colheita foi grande vilã na perda de produtividade dos canaviais. “Começamos a olhar apenas a colheita isoladamente, e esquecemos que o restante do processo também precisaria de investimento, como o plantio, o preparo de solo. É preciso enxergar o todo para ter sucesso lá no fim, na colheita. Com o tempo ficou claro pra nós que, se quiséssemos continuar no negócio, teríamos de nos atentar aos diversos fatores que foram causa da perda de produtividade."

Artioli e seus sócios voltaram a formar canaviais a partir de mudas, melhoraram a qualidade da colheita e do preparo de solo, entre outras medidas. Mais recentemente começaram a investir em plantio de mudas sadias pelo sistema de MPB. Essa preocupação com todo o processo, que exige os devidos investimentos, recuperou a produtividade dos canaviais. Isso ficou claro no resultado da safra de 2014, que foi marcada pelo déficit hídrico. E a busca por melhorias continua, mas sem nunca deixar de lado a calculadora.

Fonte/Source: CanaOnline

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos