Ate quando Brasil???
Em 2013, a aproximadamente um ano antes da copa, muitas pessoas foram as ruas, levando consigo muitas reivindicações, mesmo de forma desordenada(como fora propagado na época), algo ficou explícito, a indignação com o sistema instalado.
Neste mesmo ano, era dado início a operação lava jato, operação esta que traria a luz toda podridão escondida nos "porões" de Brasilia.
Pois é, quando paramos e analisamos o sistema dominante no país não nos surpreende, pois ao buscarmos a história, veremos que hoje estamos colhendo o que plantamos e regamos no passado. Infelizmente, desde a vinda da família real ao Brasil, instalou-se em terras tupiniquins a cultura do jeitinho, da vantagem, do toma lá da cá.
Em 17 de Maio 2017, com a delação da JBS(mais uma entre tantas) somos novamente manchete mundo a fora, e pior, novamente por motivos esdrúxulos, novamente pelas vias onde tem se tornado mais fácil ganhar dinheiro neste imenso "gigante pela própria natureza", ou seja, a corrupção.
Em 2018 e 2019, escândalos que envolvem atores públicos pelo Brasil, com destaque ao Rio de Janeiro, onde a "podridão" entranhada nas esferas estadual e municipal assombra quem tem na retidão e no trabalho, princípio invioláveis
Estamos em Agosto de 2020, novo Governo, novos procedimentos, ministérios comandados por profissionais, técnicos, o Brasil , mesmo sob uma pandemia(hipervalorizada), trilha seu rumo. Obras até então empacadas, reformas estruturantes engavetadas são encaminhadas, ufa! finalmente, após um primeiro ano (2019) de governo "sofrido" , temos confirmado a esperança que se houver vontade e seriedade política, é possível fazer mais, fazer melhor, e, com muito menos custos.
Agosto de 2020, ainda nos assombram atitudes de políticos não compromissados com o Brasil, com o estado, com o município. Notícias são recorrentes de desvios face a pandemia, congresso travando agenda positiva, tentativas e mais tentativas na aprovação de matérias, pacotes considerados nocivos ao Brasil.
Agosto de 2020, um pequeno percentual da população, fruto do voto popular, nos representa, seja na esfera municipal, estadual e federal , um pequeno percentual da população que lhe foi concedido a procuração para gerir o erário público, nosso dinheiro, resultante das mais variadas formas de impostos, taxas e etc. Um pequeno percentual da população que deveria zelar e honrar da maneira mais sublime a procuração que lhe foi concedida.
Ao analisarmos toda conjuntura, constatamos que é possível ser político e ser honrado. São poucos os bons exemplos, mas existem , estão aí, vide nosso Presidente, que até até esta data, tem honrado com a procuração que lhe foi entregue.
Infelizmente há mais evidências ruins, do que bons exemplos, e diante de tantas situações inescrupulosas, questionamos; até quando vamos nos deparar e permitir estas ações ? Até quando ficaremos ouvindo noticiários sobre desvios, roubos, conchavos, etc.? Até quando ficaremos assistindo nossos políticos mais preocupados em denegrir a imagem um do outro, em tomar posições que traga benefício próprio, do que pensar em melhorar nosso país, estado ou município? E você Prefeito, Vereador, Deputado, Senador, Governador, sim você mesmo, que está no poder graças aos votos confiados por mim, e por todos os eleitores, que de uma forma ou outra acreditaram que faria diferença, ou melhor, seria diferente do que sempre vimos, realmente vai parar, fazer exame de consciência e tomar atitudes que possam colocar nosso país no rumo de recuperar o respeito a muito tempo perdido, tanto externamente, quanto internamente ?
E nós, brasileiros, quando passaremos a entender que somente trabalhando de forma correta, honesta, sem o famoso "jeitinho" poderemos fazer diferença, influenciar quem está em nosso meio, e desta forma, construir uma sociedade mais séria e comprometida com o bem estar de todos?
Está mais do que na hora de parar, pensar, desconstruir o modelo atual, construir um novo modelo.
É possível transformar o país, o estado, o município das eternas promessas, em um país, um estado, um município de realizações. Sozinhos, não temos condições de mudar um país, mas temos totais condições de inciar a mudança em nossa casa, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade.
Muda Brasil, muda povo brasileiro !!!!