Atenção: Previna-se já
Atualizando sobre coronavírus
Com 2 casos importados de Coronavírus confirmados em São Paulo, temos algumas notícias novas:
1- Para as pessoas no geral, e em particular para crianças, o coronavírus tem mostrado um comportamento pouco agressivo (taxa de mortos por doentes confirmados de 0,7%). O grupo de risco é o das pessoas idosas com uma taxa de letalidade de 14,8%, 20 vezes maior do que o geral. O que significa isso: a doença coronavírus não tem necessidade de ser tão temida, pelos jovens e população infantil, mas devem ser tomados todos os cuidados para evitar a transmissão para a população idosa. Com uma taxa alta de transmissibilidade, se toda a população não tomar os cuidados necessários para evitar o contagio, a mortalidade deve aumentar, fundamentalmente entre idosos. Vamos proteger os nossos idosos tomando os cuidados para evitar transmissibilidade, (veja nas publicações anteriores).
2- Outra informação importante é a de que o Instituto Adolfo Lutz conseguiu separar os gens do vírus coronavírus de São Paulo.
O que foi encontrado é que o vírus identificado no nosso meio teve 3 mudanças em relação ao vírus da China. São as chamadas mutações que podem mudar o comportamento do vírus e ainda não temos informações para saber no que.
3- Existem medicações em estudo para serem usadas nos casos graves de coronavírus. Essas medicações estão ainda em estagio experimental.
Resultados: com calma, vamos evitar a disseminação com as medidas que já temos (veja publicações anteriores) e proteger nossos velhinhos de desenvolver a forma grave.