Atendendo demandas e necessidades
sábado, 12 de novembro de 2016
Como tenho atendido às demandas e necessidades que se apresentam?
Espaço Corporativo - Jornal Correio de Capivari
Em continuidade ao que venho compartilhando nesse espaço corporativo, creio que tudo tem um princípio, um meio e um fim.
Poderíamos considerar que atender uma necessidade seria um dos objetivos mais nobres que poderíamos ter.
Porém, esse atendimento se inicia antes de tudo com o conhecer a necessidade e ao empenhar esforços para então, atende-la.
Aprecio muito navegar pelo tempo e considerar frases de impacto que auxilie no fortalecimento de um bom argumento.
Registrado no evangelho de Mateus (capitulo 15:10), podemos estudar a frase de Jesus aos seus discípulos: “Ouçam e entendam”....Independente do contexto descrito, avaliem comigo a extensão desses dois verbos de ação, ou seja, como é importante “ouvir” para assim conhecer melhor determinada situação, como é vital “entender” as variações e condições relacionadas a essa situação.
Sendo assim, é através dessa atitude simples, porém, repleta de conteúdo, que se torna possível, através de discernimento e análise estruturada, obter a melhor solução para atender determinada demanda ou necessidade.
Essa frase foi mencionada há mais de dois mil anos, mas nunca foi tão atual aos nossos dias.
Como dissemos em artigos anteriores, tudo está em acelerada transformação e cabe o exercício constante para adequação às expectativas.
As pessoas estão cada vez mais ansiosas e sedentas por soluções que possibilitem melhorias constantes.
É evidente que tudo tem seu tempo, mas cabe aqui ressaltar tudo aquilo que possa resultar em melhoria e qualidade de vida.
Exemplos não faltam para ilustrar essa forma de transformação constante, e isso não se aplica somente ao mundo corporativo e sim, ao dia a dia de qualquer ser humano.
Por isso deixo aqui um desafio, como eu tenho ouvido e atentado aos apelos que se apresentam no dia a dia?
Através dessa observação, o que tenho entendido efetivamente e aonde posso contribuir para melhorias?
Qual o discernimento e compartilhamento que estão sendo realizados com meus pares, na minha empresa, na minha família, em minha comunidade?
No mundo corporativo não é mais possível enumerar a quantidade de novos negócios e oportunidades.
Muitos falam de crises, mas elas também oferecem grandes possibilidades.
Nesse momento é imprescindível ouvir as tendências, discernir conceitos e aplicações, entender os nichos de mercado que se apresentam, como se comportam, etc.
Ouvindo bem, entendendo adequadamente as necessidades, se torna possível melhor atendimento.
Porém é indiscutível a necessidade da interação de todos os envolvidos, através de uma apropriada gestão de recursos e pessoas, do desenho ou readequação dos fluxos de processos de negócios necessários, da constante monitoração dos resultados, possibilitando melhorias continuas e assim atendimento satisfatório aos clientes dessa solução.
Estamos na era da informação e o que não nos falta são dados.
Evidente que o excesso de informação também é prejudicial, por isso é importante filtrar e qualificar tudo que nos apresenta.
Conversando com um oficial norte americano da reserva, ele mencionou que haviam pessoas treinadas para ouvir no meio das transmissões de rádio, qualquer informação importante que pudesse colocar em risco ou fracasso à missão.
Eram pessoas com ouvidos apurados, que identificavam qualquer som subliminar que se apresentasse. Isso nos ensina o quão importante é sabermos discernir e entender o que nos apresenta para então nos posicionar e atender efetivamente.
Ocupando-nos saudavelmente, como temos ouvido e entendido nossos objetivos principais? No que temos atendido, estamos orientados ao que temos entendido efetivamente? Espero que vocês desenvolvam cada vez mais o “ouvir” e “entender”.
Sucesso a todos!
Personal & Professional Coach
8 aCarlos, Artigo altamente estigante! Obrigado