Atendimento qualificado #insights0001
Imagine todos os estabelecimentos que já frequentou, como por exemplo, restaurantes, pubs, farmácias e supermercados. Agora, pense em quais não voltaria mais. Esse é o resultado de um atendimento desqualificado. Por outro ângulo, existem lugares para os quais voltariam não só pelo estilo da casa ou pela qualidade do produto, mas pelo excelente atendimento (ou acolhimento) que recebeu. E como podemos aplicar isso no dia a dia? É bem simples.
O atendimento cria e reverte situações
"Mas como?" Tenha em mente que você é o primeiro contato do cliente com a empresa. Se ele gostar ou não de você, a trajetória dele depois disso será uma consequência do seu trabalho. Saiba disso: emoções causam reações e, antes de tudo, queira que ele goste de você.
"Mas nem sempre as pessoas vão gostar de mim, o que eu faço?" Realmente, nem todos são como Jesus para amar as pessoas incondicionalmente. Muito pelo contrário, são mais parecidos com Judas (rsrs). Para lidar com isso, existem técnicas e dedicação da sua parte para estudá-las e aplicá-las. A principal e mais importante é a técnica de rapport. Através dela, você conseguirá identificar os perfis dos clientes e personalizar seu trabalho para cada um deles.
Seu cliente tem 5 anos de idade
Assim como uma criança de 5 anos, seu cliente é indeciso, tem reações diversas e muitas vezes pode tentar te confundir. No entanto, é seu papel controlar a situação e tomar as rédeas. Saiba muito bem o que sua empresa oferece e tenha uma boa noção da concorrência como um todo. Não se deixe levar pela arrogância; tenha empatia por ele. Apesar de ter todo o conhecimento da verdade, seu principal papel é acolhê-lo como um amigo em 'crise'. Nunca deixe de ouvi-lo e respeitá-lo!
Recomendados pelo LinkedIn
Atender vai além de apenas responder
Com isso em mente, para ter um atendimento qualificado, mostre sua personalidade, gostos e interesses. As pessoas não gostam de coisas genéricas; elas apenas aceitam! A importância disso está em gerar conexão, que também faz parte do rapport. Isso é um ponto relevante para ser marcante; até rimou (rsrs). Afinal, as pessoas se conectam com pessoas.
Ser marcante é essencial não só para a empresa que você representa, mas também para sua marca pessoal. Além de lembrarem da empresa, elas vão pensar em você. Ter um lugarzinho na mente das pessoas abre portas.
Por fim: "Seja você mesmo"
"Seja você mesmo" é uma frase que tenho tatuada em mim para nunca esquecer minha personalidade e valores, ou até mesmo para me lembrar. Apesar de estarmos sempre em constantes mudanças, carrego isso comigo. Seja você mesmo o seu melhor!
Vendedor Seara Alimentos
5 mExcelente
Estudante | Matemática Aplicada a Negócios
5 mMuito bom!