A Atitude de ser Customer Centric
Empresas que criam áreas de Customer Success e não são Customer Centric, as ancoram e chancelam seu fracasso prematuro. Mas o que faz o centro de uma empresa ser voltado ao cliente? Como esse processo funciona? Quais os desafios? Spoiler: engajamento é um.
Como visto no artigo anterior (link acima), Customer Centricity é o processo de ter no cliente o fator-chave de toda e qualquer decisão de cunho estratégico ou tático que a empresa possa ter. É ser centrada no cliente seja para produzir uma peça de marketing ou para investir o budget da área de operações, seja para definir qual o roadmap de produtos devido e quais os seus reais motivadores - aqui vale um artigo único para falar mais e melhor sobre VoC - Voice of Customer.
Esse processo nasce de uma necessidade, ou seja, antecede uma dor que a empresa esteja sentindo - insucesso comercial, pouco fit de produtos, má comunicação externa, entre outros. Customer Centricity é, portanto, um atitude que nascerá sempre e obrigatoriamente junto aos C-Levels da empresa, pois - de acordo com um estudo realizado pela consultoria McKinsey abaixo destacado - precisa permear o propósito da companhia.
Acompanhada do propósito, a cultura é outra aliada importantíssima nesse processo, sendo base crítica constantemente aprimorada e operacionalizada por todo o time de colaboradores. Disso, tem-se também que "Customer Success" é um conjunto de propostas que nascem do dia-a-dia, do engajamento individual e do conhecimento profundo das necessidades diversas dos clientes.
E como o pai da administração moderna Peter Drucker diz: "Culture eats Strategy for Breakfast". Nesse sentido, caso não haja uma harmonia e uma comunhão entre estratégia, propósito e cultura, uma entrará em conflito com a outra, canibalizando tomadas de decisão e, por fim, a sustentabilidade da companhia.
Recomendados pelo LinkedIn
"Customer Centric é uma atitude TopDown.
Customer Success são contínuas propostas BottomUp"
Isso fica claro em hospitais maternidades - que também são empresas com um propósito genuíno de trazer à vida seus pacientes com o máximo de zelo e cuidado. Por mais que isso seja verdadeiro, caso não se coloque os bebês e as mães no centro de tudo e de todas as decisões, as consequências serão gravíssimas. Sempre.
Se, por um lado, o corpo diretivo do hospital coloca a vida de seus clientes em primeiro plano, cabe aos profissionais da saúde executá-lo através de sua cultura. O cuidado, a agilidade, as potenciais tomadas de decisão, os realinhamentos de expectativas constantes e o carinho externalizado passam, todos juntos, segurança.
Com a segurança, a confiabilidade nasce. E com ela no exemplo acima, uma nova vida. Ser Customer Centric é mais do que uma resposta para um problema comercial que uma empresa esteja passando. É o motor que direcionará a experiência do cliente e o promotor que assegurará uma jornada de sucesso. É o caminho inicial e condicional para uma estratégia bem-sucedida de Customer Success.
Senior Customer Success Manager at Pipefy - Saas | BigData | Financial Services | Customer Centric | Sales Executive | Business Intelligence | Sales & Marketing
2 aSensacional Gu❤️ Importante ressaltar o quanto vc é promotor desse mindset e de um ambiente saudável para todo o time!
Líder [B3] Inbound MKT| Conteúdo| Branding | Redes Sociais| Comunicação Corporativa| PR | Eventos
2 aQue demais, adorei! Parabéns duplo, papai Gu!! ❤️🙏👏🏻👏🏻👏🏻
Sócio e consultor na Artisan | Doutor em Administração de Empresas | UFRGS
2 aQue coisa linda. 😍 Parabéns Gustavo Rufo ...
Client Success Senior Manager @Wellhub - Making Wellbeing Universal
2 aA analogia foi maravilhosa Gu! Sempre bom "absorver" seu conhecimento! Parabéns! Muito bom!
Business Unit Director na Neoway [B]³ | Loss Prevention
2 aÓtimo artigo! Quero um moleton igual 😁