Atitude
Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. Essa é uma definição conceitual de atitude.
Porém, o que quero enfatizar, é a atitude do dia a dia. O que você faz para ter atitude? O que você imagina que você pode fazer com suas atitudes? Quando tomar atitudes?
São inúmeras as interrogações quando falamos em atitude. E você, como está agindo?
Se hoje você está desempregado, quais às atitudes tem tomado para mudar esse quadro? Se você está empregado, quais atitudes tem tomado para manter, ou para melhorar sua posição?
Uma máxima do mercado hoje, é a frase sentimento de dono. Isso passa diretamente pela atitude. O que você faz quando se depara com um problema em sua empresa? Apenas aponta o problema, ou toma a atitude de resolver, ou buscar caminhos para a solução deste?
Desculpe-me pelas várias interrogações, porém, elas são propositais! Estamos em uma sociedade onde apontamos mais problemas, do que tomamos atitudes para solucionar estes problemas.
Profissionalmente procuro ser o mais pró ativo possível! Aceitar um não para quem tem atitude, é uma tarefa bem desafiadora. Ainda mais se não tiver argumentação suficiente, e o profissional que está tomando o não tiver embasamento em saber que esse não vira um sim facilmente.
Exemplificando: em uma determinada empresa, assim que fui contratado, o desafio era melhorar o faturamento, pois, o ativo da empresa era muito maior que a receita que estava gerando. Na primeira semana um amigo liga dizendo que tinha um projeto em Teixeira de Freitas/BA de uma multinacional Chinesa que queria desmobilizar seu canteiro de obras e levar para o ES. Aquilo me encheu os olhos...
A primeira atitude foi eu dizer para mim mesmo: esse contrato é meu! Porém, eu não sabia nada do contrato. Entrei no carro, peguei a estrada e fui parar na planta deles em Teixeira de Freitas. E para quem conhece, o inglês do Chinês é bem complicado. Mas, consegui me comunicar.
Fui para o hotel, abri nosso amigo google e pesquisei onde poderia convencê-los em um confronto de culturas que minha empresa seria o melhor para eles. Digitei um texto em português, converti para o mandarim e pronto. No dia seguinte fui o primeiro a chegar na empresa e entreguei uma carta onde em um "paralelo cultural" expressei toda a vontade que tínhamos em conseguir esse contrato.
Pelo olhar do Chinês percebi e vibrei por dentro. Esse contrato era meu! E assim foi.
Essa ATITUDE gerou o faturamento que a empresa até então tinha feito em um ano. Sendo que esse contrato durou um mês.
Ou seja, podemos tudo o que quisermos, basta ter atitude e muita fé em Deus!
E você, qual atitude está tomando em sua vida?
Forte abraço,
Fabrício Silva