ATIVANDO A ATITUDE
Nós temos de 60 a 70 mil pensamentos no dia, desses pensamentos, 90% são pensamentos do dia anterior (segundo o Dr. Joe Dispenza em seu livro, você é o placebo), os mesmos pensamentos irão produzir as mesmas escolhas e as mesmas escolhas irão levar aos mesmos comportamentos e os mesmos comportamentos irão criar as mesmas experiências e as mesmas experiências produzir as mesmas emoções e essas emoções então guiam os nossos pensamentos e isso cria nossa personalidade.
Nossos Hábitos...
O habito é um redundante de automáticos pensamentos, comportamentos e emoções inconscientes que é adquirido através de repetições frequentes e essas repetições frequentes é um mecanismo que nosso cérebro tem para economizar energia, pois não nos damos conta de quantas coisas nosso cérebro faz ao mesmo tempo.
Nosso cérebro tem a responsabilidade de manter todos os nossos órgãos funcionando, respiração, batimento, cardíaco, temperatura e ainda perceber se algum deles está com algum problema, identificar o problema enviar ajuda para esse problema, controlar nossos sentidos, (audição, visão, tato, paladar e olfato) entender e assimilar todos, definir o que é alegria, tristeza, raiva, nojo, medo e enviar a todos os órgãos responsáveis os estímulos necessários para agir de acordo com a situação, e isso tudo em uma fração de segundos.
Neste caso dá para entender o porquê economizar energia, porém por mais incrível que pareça, nosso cérebro é capaz de mudar, criar novos hábitos e comportamentos, para isso, claro que é necessário vontade e persistência e é aí que mora o problema pois sem motivação e disciplina não se consegue essa mudança pois será necessário a repetição de uma postura diferente, pensamento e ação contínua, para que nosso cérebro entenda a mudança e entre na rotina de atitude comum, que não exigirá tanto esforço.
A mudança do hábito...
Quando desejamos uma mudança externa, seja emagrecer, ter uma vida mais saudável, aumentar a disposição para o trabalho, seja o que for que exija mudança de hábitos, isso se torna uma disputa interna com uma força poderosa e contrária, que é nosso cérebro e aí que está o ponto onde muitos desistem e retornam para seus hábitos indesejáveis, pois exige bastante esforço mental.
Percebam por exemplo, uma pessoa que está obesa e sua saúde precária, exige ação imediata de perder muito peso urgente. O primeiro pensamento da pessoa é a cirurgia bariátrica que vai fazer com que ela fique satisfeita com menor quantidade de alimento e assim, facilite o processo de regime, porém, o médico dificilmente vai fazer a cirurgia de imediato, ele vai pedir para que a pessoa faça um regime e perca peso, para então ocorrer o procedimento cirúrgico. Porém essa parte é bem difícil pois envolve habito, e mudar um habito é difícil.
Veja que muitas pessoas, numa “maneira de dizer”, porém acredito que se houvesse a possibilidade, alguns fariam, é: (eu daria um rim... ou meu braço esquerdo ou ainda uma parte qualquer do corpo para conseguir isso ou aquilo...), mas mudar um habito... aí já fica mais complicado pois exige esforço mental.
A terapia
Isso é até meio absurdo, mas infelizmente, verdadeiro, e sem ajuda, apoio e incentivo em tempo integral a maioria das pessoas não conseguem, e mais, não acreditam que seja possível apenas com mudanças de pensamentos e atitudes aparentemente simples, porém, como disse anteriormente, é uma batalha interna contra algo poderoso, o nosso cérebro.
Eu sou terapeuta, e acompanho de perto pessoas corajosas e determinadas a fazer suas mudanças, que conseguem seus objetivos e ao final percebem que não houve apenas a mudança pontual, mas sim várias mudanças que aconteceram automaticamente em decorrência à mudança prioritária.
Assumindo o controle...
Portanto, vale muito o sacrifício de, mesmo com uma vontade contraria, lutar, ter disciplina e constância, pois somente com essa disciplina e constância, você consegue mostrar para seu cérebro, que é assim que vai ser daqui pra frente, e ele entende, assimila como novo habito e a partir daí, é quase um piloto automático, da mesma forma quando se aprende a andar de bicicleta ou dirigir um automóvel.
Toda mudança gera desconforto e na maioria dos casos necessita, apoio e motivação, mesmo assim é difícil, e o trabalho de um terapeuta, tem um valor extraordinário, pois mesmo que seja uma mudança física, fica extremamente difícil, se não houver mudança comportamental e emocional, pois a pessoal pode retroceder rapidamente e ficar ainda pior do que estava no início do processo.
Reprogramando nosso cérebro...
Nosso cérebro é como um computador muito avançado, entende-lo é o primeiro passo para utilizar de maneira produtiva e favorável, a isso chamamos de autoconhecimento, pois cada mente age e reage de maneira particular de acordo com a história de cada pessoa.
Isso quer dizer que antes de tudo você precisa saber como você funciona melhor, pois o que é fácil pra mim pode ser extremamente difícil para você e vice versa, e hoje, o mundo inteiro sabe que, mais do que nunca precisamos de inteligência emocional, para vencer desafios externos e internos, neste chamado mundo moderno e sua nova revolução industrial.
É muito comum hoje, encontrar artigos sobre inteligência emocional e nova revolução industrial, e ainda mais, com tudo que já se vinha desenhando para um futuro próximo, adiantou-se devido à pandemia do corona vírus, uma nova exigência de comportamentos até então impensados, tornou-se rotineiros, e vejam que foi difícil mudar alguns hábitos, mas como o que já era um esforço veio também como uma exigência, muitas pessoas estão criando hábitos diferentes, e nem se dão conta disso, mudanças de forma de trabalho, de interação social e de disciplina mesmo.
Nossas atitudes mudaram, nossos relacionamentos familiares, rotinas e até muitos processos que seriam implantados mais à frente, foram adiantados em escala global. Nosso mundo está mudando e como sabemos, para sobreviver precisamos nos adaptar, a palavra adaptar a muito tempo não era tão pronunciada, e essa necessidade de adaptação, tão necessária como nestes dias de hoje.
Que possamos todos ativar nossa atitude, para essa nova etapa da vida e adaptar-nos da melhor forma possível, para termos uma boa qualidade de vida, em uma nova etapa da vida.
Moisés Affonso da Costa
Terapeuta
instagram... @horadadr @moises.affonso
#terapeuta #autoconhecimento #hábitos #reprogramaçãomental
Sócio Especialista em Revisão e Planejamento Tributário
2 a👍👍