Ativismo Exagerado

Ativismo, no sentido filosófico, pode ser descrito como qualquer doutrina ou argumentação que privilegie a prática efetiva de transformação da realidade. No ambiente empresarial usamos um termo conhecido como ATIVISMO EXAGERADO.

São os movimentos que são feitos por pessoas que correm em todas as direções tentando fazer tudo ao mesmo tempo. Tentam abraçar o mundo com as pernas. Caem de paraquedas em todas as discussões.

Tem opinião para tudo e sempre conseguem, pelo menos teoricamente, melhorar o que já foi feito por alguém. Estão sempre hiper ocupadas com mil projetos e sempre prontas pra dar “pitacos” no que os outros fazem. É claro, boa parte disso é pura simulação de atividade até porque a parte entregável de seu trabalho normalmente sofre com atrasos, baixa qualidade e perda de foco. 

Com isso se cansam e cansam quem está por perto. Já me falaram, que uma das maneiras de não fazer nada e dar a impressão de que se faz tudo.

Quem sabe correr pela empresa com uma agenda na mão, sair sempre depois do horário normal ou manter pilhas de papéis sobre a mesa, seja uma das maneiras de criar esta percepção nas outras pessoas. 

Essa postura conhecida como ATIVISMO EXAGERADO normalmente não surge por má fé ou algum movimento deliberado de sacanear as outras pessoas.

Provavelmente acaba sendo o resultado de insegurança ou de um ego superdimensionado. Sabem, aquilo que se diz de uma vontade incontrolável de se fazer importante ou pelo menos parecer assim.

É claro, que tudo isso pode ser atribuído também a uma questão de vício profissional. A pessoa aprendeu a agir dessa forma e não “se toca”. Não percebe o quanto essa postura atrapalha e o quanto é autodestrutiva. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos