Ato em defesa da democracia
Olá, boa noite! 🌛
Ato em defesa da democracia reúne principais autoridades do país no Congresso um ano depois dos ataques golpistas de 8 de janeiro em Brasília.
E ainda: Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial, morre aos 78 anos; batida entre caminhão e ônibus de turismo mata 24 pessoas no norte da Bahia; e os dados da Secretaria Nacional de Trânsito que mostram que uma em cada três cidades brasileiras tem mais motos do que carros.
✍️ Por aqui, Daniela Scalabrini, jornalista do g1, e esses são alguns destaques desta segunda-feira até agora.
'Não há perdão para quem atenta contra a democracia', diz Lula sobre o 8 de janeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje, durante o evento no Congresso Nacional que marcou um ano dos atos golpistas de 8 de janeiro, que "não há perdão para quem atenta contra a democracia".
💬"Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas", afirmou Lula.
📆 O evento
Segundo a organização do ato, cerca de 500 pessoas participaram do evento "Democracia Inabalada", entre as quais, além de Lula, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ministros do governo, magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e parlamentares.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), era aguardado, mas alegou um problema de saúde de um familiar e não compareceu.
As principais autoridades dos Três Poderes da República fizeram discursos. Entre eles, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, que defendeu a punição aos participantes dos atos.
Segundo o ministro, não se pode confundir "paz e união com impunidade", e nem haverá "apaziguamento". A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cantou o Hino Nacional, e um vídeo com imagens da depredação e da recuperação dos prédios dos Três Poderes foi exibido .
📜 Ato também no STF
O Supremo Tribunal Federal também realizou um ato para marcar um ano dos ataques aos três poderes . Além disso, houve a inauguração da exposição "Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia". Nele, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, disse que os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 representaram "a mais profunda e desoladora derrota do espírito" e que o momento agora é de uma "verdadeira pacificação da sociedade.
💬 "Falsos patriotas que não respeitam os símbolos da Pátria. Falsos religiosos que não cultivam o bem, a paz e o amor. Desmoralizaram Deus e a bandeira nacional. O que assistimos aqui foi a mais profunda e desoladora derrota do espírito", disse Barroso.
LEIA MAIS
• Terrorismo em Brasília: o dia em que bolsonaristas criminosos depredaram Planalto, Congresso e STF
• Pacheco anuncia retirada de grades do Congresso um ano após ataques de 8 de janeiro • 'Janja me avisou: não aceita a GLO', relembra Lula
Recomendados pelo LinkedIn
BBB 24 estreia hoje, depois de "Terra e Paixão"
🎥👀Partiu dar aquela espiadinha? O BBB 24 estreia hoje, depois da novela "Terra e Paixão", com Tadeu Schmidt no comando do programa. Você sabia que o prêmio final desta edição pode chegar a R$ 3 milhões? Dezoito participantes já estão na casa. Outros oito devem se juntar aos moradores ainda nesta segunda. Fique por dentro de tudo o que já se sabe sobre o reality clicando aqui.
Novo estúdio do g1
O g1 estreou seu novo estúdio de gravação de vídeos, transmissões ao vivo e podcasts. O espaço será usado diariamente para a gravação do podcast O Assunto, com Natuza Nery. Além disso, lá serão gravados e transmitidos ao vivo episódios do g1 ouviu e videocasts de entrevistas com artistas e representantes da cena musical. 🎙️Saiba mais.
O Assunto 🎧
Episódio #1.123: 8/01 - A Democracia 1 ano depois.
também teve isto 👀