AUDITORIA DA QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DE PROCESSOS
Um dos princípios de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), baseado na norma classe mundial NBR ISO 9000 é a “melhoria” dos processos organizacionais. As empresas que se comprometem em por em prática esse princípio são as que desejam obter os melhores resultados de Qualidade (redução de erros e retrabalhos) e uma maior produtividade (otimização de recursos). Resultado que só é alcançado quando ações efetivas são realizadas e quando a organização possui uma visão apropriada das práticas de auditoria; as quais, normalmente, são executadas em 02 níveis (internas e externas).
Embora os objetivos sejam os mesmos, as auditorias apresentam algumas distinções que precisam ser bem compreendidas:
* Auditorias internas - buscam encontrar os potenciais ou reais problemas, a fim de garantir a conformidade com os requisitos dos processos, produtos ou serviços.
* Auditorias externas - visam validar os sistemas e confirmar que os processos se encontram bem estabelecidos e executados.
Uma auditoria só será considerada como uma estratégia de melhoria de processos quando os diretores e gestores dos processos auditados:
1. Analisarem os resultados obtidos.
2. Aplicarem e monitorarem eficazes ações corretivas ou preventivas.
3. Analisarem criticamente o seu sistema, por meio de verificações constantes desses processos.
Não podemos conceber a ideia de que uma única auditoria no ano possa garantir o atingimento desse tão importante princípio de gestão se não houver um acompanhamento efetivo dessas ações.
Com essa prática a melhoria contínua do desempenho do SGQ estará garantida e fará com que as auditorias encontrem muito mais oportunidades de melhoria e menos não conformidades, consolidando gradativamente o padrão de excelência da organização.
Sucesso na implementação ou manutenção dos seus Sistemas de Gestão!
João Carlos de Noronha é CEO e Consultor da NV Consultoria - noronha@nvconsultoria.com.br