Autoconfiança: o combustível para ir além!

Autoconfiança: o combustível para ir além!

Sentimento interno referente a sua força, sua autoestima. A autoconfiança é combustível essencial para lutarmos por sonhos e objetivos. Mas porque hoje ela vem sendo abalada?

Este sentimento interno é muito forte em nossa infância, pois quando criança a nossa tendência é enfrentar os obstáculos sem ter medo de errar. Com o nosso desenvolvimento ela começa a sofrer deslizes, já que vamos tomando consciência de que possíveis erros podem ocorrer. Você percebe que não é bom em tudo, e que alguns sonhos demoram e custam caro. Nesta percepção sua autoconfiança começa a oscilar, principalmente quando você olha seus amigos e colegas realizando tarefas que você tem dificuldade.

A vida vai mostrando que desenvolver capacidade e habilidade é essencial para manter a autoconfiança. Entender que não podemos ser melhores que ninguém, mas que podemos nos superar elevando a nossa autoestima. O fator essencial é entender que o aprimoramento constante irá colaborar para a manutenção da autoconfiança, principalmente quando o indivíduo se autoconhece.

São alguns dos comportamentos dos não autoconfiantes;

  •   Não acreditar e menosprezar a sua capacidade,
  • Julgam-se culpados de tudo, mesmo ser ter relação alguma com o fato,
  •  Tem a cautela, o perfeccionismo exacerbado impedindo-os de agir,
  • São pessimistas, e gostam do negativismo,
  •   Possuem dificuldade de dizer não, apenas para não desagradar o outro,

Estes comportamentos podem atravessar qualquer ser humano, colaborando para o indivíduo desacreditar em sua força interna e culminando na perca de oportunidades. Pessoas que não são autoconfiantes, perdem muitas chances por se sentirem incapazes ou não preparadas para algo. Esta baixa na autoestima fica mais forte quando o assunto é vida profissional. O mercado de trabalho cobra cada vez mais títulos do trabalhador, o que não significa a qualidade dos mesmos.

Um fato importante é que ter títulos não significa conhecimento e qualidade em relação a diversos temas. Contudo os não autoconfiantes sentem-se menosprezados e inferiores aqueles profissionais com um vasto currículo, entregando-se assim para a zona de conforto. É comum encontrarmos pessoas incríveis, com grandes projetos, mas que nunca colocaram em prática por ter um sentimento que nunca está perfeito, ou que o trabalho do outro é sempre melhor.

A motivação pela dor fica mais presente e este profissional, deixa de treinar e aprender novas habilidades, principalmente quando o assunto é adquirir conhecimentos novos. O aprimoramento constante é essencial para dar manutenção a nossa autoconfiança, entretanto para resolver e elevar a autoestima é de extrema importância que o indivíduo busque expandir sua alta performance. Ter uma alta performance está intimamente ligado a forma de como você lida com a vida, com a sua visão de mundo, e com o seu autoconhecimento.

Conhecer a si, é tarefa difícil exige identificar erros e corrigi-los. Exige aperfeiçoar competências e habilidades. Exige do indivíduo o poder da ação, de agir, assim como uma criança que entre no palco para se apresentar em um festival de dança. Nem sempre a coreografia estará perfeita, mas o agir é o que impulsiona. Busque encontrar o que te faz agir, qual a sua missão, visão e valores. Não fique preso ao perfeccionismo e a cautela, e lembre-se você é único e tem condições de colocar a sua força interna a seu favor. Acredite que você é capaz!

Gabriela Cecarechi-Psicóloga Organizacional e do Trabalho (CRP:06/123484) e Coach


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos