✔️Autoconsciência: o principal pilar da Inteligência emocional

✔️Autoconsciência: o principal pilar da Inteligência emocional

Você já foi grosseiro com alguém e depois se arrependeu?

Quando você interage com alguém de uma maneira que depois se arrepende, geralmente não é intencional. Já percebeu isso?

Você não quis ser rude, desrespeitoso ou indelicado com a pessoa.

É comum dizermos: "eu agi por impulso, não queria fazer aquilo". Nesse caso, o que você está dizendo é: eu não fui autoconsciente nessa situação.


O que é autoconsciência?

Autoconsciência nada mais é que é a capacidade de estar consciente do que está acontecendo em sua mente.

É perceber: "Estou com raiva? Estou chateado? Estou cansado?" - é perceber o que você está sentido, do mais óbvio ao desconhecido.

É não reagir impulsivamente quando alguém ou alguma coisa te incomoda, de alguma forma.

A interocepção nos permite sentir e interpretar sensações internas do corpo e está relacionada à nossa capacidade de regular emoções e comportamentos.

Em nosso cérebro existe uma parte dedicada a perceber nosso estado interno através de um processo chamado interocepção. Ao não saber disso, deixamos de usá-la de forma intencional.


Como desenvolver a autoconsciência

Autoconsciência é treino e você pode desenvolver de forma simples. Para desenvolver essa habilidade, experimente este exercício:


1. Perceba o estado do seu corpo

Nosso recurso mais valioso é a nossa energia. Comece a pensa: em uma escala de energia, de muito cansado a muito energizado, onde você se encontra?

Sinta seu corpo. Está com fome? Existem áreas tensas ou relaxadas?

Use a autoconsciência para entender os gatilhos que te impulsionam a fazer algo que você gostaria de ter feito diferente, que tem dificuldade de mudar.

Autoconsciência pode parecer algo complexo, porém é falta de costume. Com o tempo fica mais fácil perceber o seu estado atual. Lembre-se que o primeiro passo para mudança, é a consciência.


2. Observe seus pensamentos

Você sabia em média 80% dos nossos pensamentos diários são negativos? Se você não trabalhar a autoconsciência, tende a deixar que a energia negativa seja maior em você.

Ao observar seus pensamentos, você começa a mais clareza do que passa pela sua mente e passa a tomar decisões mais assertivas.

Pense agora: Se seus pensamentos fossem carros, quão movimentada estaria a "estrada" da sua mente? É uma rodovia muito movimentada ou uma estrada tranquila no campo?


2.1. Escreva seus pensamentos

Ao escrever seus pensamentos você libera energia do seu cérebro e começa a reconhecer padrões de pensamentos.

Não é escrever tudo, afinal, tenho milhares de pensamentos por dia. Porém, use a sua intuição a seu favor e comece esse exercício.

Liberando sua mente, você terá mais foco, concentração, melhores desempenhos e bem-estar.


3. Reconheça suas emoções

Recebemos estímulos o tempo todo. Se um estímulo cria uma emoção no seu corpo, você vai senti-la.

As emoções são incontroláveis, porém ao reconhecer suas emoções você passa a ter mais controle sobre elas, ao invés delas controlar você. Você passa a ser capaz de escolher como vai reagir a determinada emoção.

Independentemente de você se considerar uma pessoa emocional ou não, você sente emoções constantemente. Elas são agradáveis ou desagradáveis? Intensas ou neutras?

Ao fazer este exercício, você obterá uma visão rápida do tráfego de pensamentos e dos níveis de estresse, ajudando a decidir se está em um estado ideal para suas próximas tarefas.


Conexão entre eles:

Com o tempo você percebe como essas três coisas estão bem conectadas e uma interfere na outra, às vezes de forma sutil outras vezes com maior intensidade.

Antes de finalizar, vou te contar uma experiência pessoal.

Desde 2023 minha alimentação melhorou consideravelmente, e tudo começou no dia que resolvi "comer consciente".

Era o uso da autoconsciência, análise de pensamentos e emoções de forma intencional e direcionada. Comecei a prestar atenção em tudo que envolvia alimentação.

Do gatilho a pós-ação, ou seja, da vontade/necessidade de comer a como eu me sentia depois de comer. Descobri várias coisas nesse processo e foi também com esse processo que desenvolvi uma alimentação melhor "sem sofrimento".


Resumo:

A autoconsciência te ajuda a manter em estado de presença e se autoconhecer diariamente, por isso é o principal pilar da inteligência emocional.

Para desenvolver essa habilidade faça esses três exercícios:

  1. Perceba o estado do seu corpo
  2. Observe e escreva seus pensamentos
  3. Reconheça suas emoções


Agora é a sua vez.

Compartilhe um insight que você teve ao ler este artigo para que mais alguém seja impactado.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tassiani Sevidanis Ventura

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos