Ínsula: o maestro invisível dos nossos hábitos
Você já parou para pensar no que acontece dentro da sua cabeça quando decide mudar um hábito?
Recentemente descobri que dentro do nosso cérebro existe uma região chamada "ínsula" traduz sensações corporais em emoções e desempenha um papel crucial na formação de hábitos.
Afinal uma emoção vai gerar uma reação instantânea e automática, que por consequência vai contribuir para muitos de nossos comportamentos.
Assim, como um Maestro essa pequena região cerebral rege muito de nossos hábitos e emoções.
Desvendando a Ínsula
A ínsula, apesar de pequena, sua importância vai muito além de seu tamanho. Essa região é responsável por traduzir sensações corporais em emoções, e essas emoções, por sua vez, têm um impacto significativo em nossos comportamentos diários. Ela trabalha em parceria com outras duas estruturas cerebrais, o córtex pré-frontal e a amígdala (esses já são mais conhecidos).
Imagine agora a ínsula como um maestro regendo uma orquestra de sensações e emoções, que traduz sons, cheiros ou sabores e transforma em desejos, vontades e hábitos. Pode também transformar sensações em emoções, como paixão, aversão e medo. A grosso modo, essa é a parte do cérebro que transforma sensações fisiológicas em emoções subjetivas.
Assim, quando nos concentramos nela, podemos entender como as experiências físicas se transformam em impulsos emocionais que moldam nossas ações. Se atentar a isso é fundamental para compreender como podemos usar esse "maestro interno" para cultivar hábitos saudáveis e construir uma vida mais plena e feliz.
Recomendados pelo LinkedIn
Escute seu corpo
Preste atenção nos sinais do seu corpo. Ao conseguir escutar o seu corpo e equilibrar seus pensamentos, você entra no processo certo para melhorar sua vida.
De acordo com o livro "Mude seus horários, mude sua vida", existem estudos que mostram que esse tipo de prática ajuda a lidar com a ansiedade, melhora o sono, entre outros benefícios.
Ter consciência do seu corpo e mente pode fazer com que você tenha uma breve pausa entre o impulso de fazer alguma coisa e a ação em si. E isso pode ser transformador para transformar hábitos ruins em saudáveis.
Como você pode fazer isso?
Organizei 3 práticas para você desenvolver a autoconsciência, o autoconhecimento e, consequentemente, gerar hábitos melhores.
Acredite no poder do autoconhecimento para moldar nossos hábitos de maneira positiva e ter uma vida melhor e feliz.