Autoestima
imagem retirada do google

Autoestima

Quantas pessoas conhecemos que estão agindo desmotivadamente? Totalmente sem brilho ou confiança em suas capacidades. Sem conhecer seus verdadeiros atributos.

Será que quem está lendo agora também não se sente desanimado, sem brilho, com pouca ou até nenhuma confiança em si mesmo?

Saiba que até quem está escrevendo isso pode em alguma situação ser acometido de um súbito de baixa autoestima. Isso devido ao fato de que os sentimentos e impressões que construímos sobre nós, estão ligados (uns mais outros menos), ao que julgamos que os outros pensam de nós.

Para explicar melhor e sem rodeios...

Auto estima é uma avaliação construída que uma pessoa faz sobre si mesma, sendo essa avaliação positiva ou negativa. Leva-se como base de análise os mais diversos campos da existência humana pessoal, como os sentimentos, pensamentos, emoções, comportamentos, ações, etc. Quando esta avaliação é positiva, então temos uma boa autoestima, mas quando é negativa é classificada como uma situação de baixa autoestima. Perceba que o "auto" constante na palavra vem de si mesmo, de olhar para dentro. Enquanto que o "estima"vem do sentimento, carinho respeito e apreço, seja por alguém ou alguma coisa. Nesse caso é o que sente relacionado ao carinho, respeito e apreço consigo mesmo.

Como é comum encontrar pessoas nos extremos da base analítica da autoestima. E como é possível compreender o motivo de cada extremo ocorrer e de alguma forma desestruturar a vida dessas pessoas.

Em uma sociedade tomada pelo sentimento de impunidade, de desestruturação, de busca incessante pelo resultado máximo e não o real esforço em se agir correto, pensar correto e ter convicções humanas retilíneas, como pode alguém que tenha tido uma base educacional informal ser capaz de manter-se em AUTO nível de ESTIMA por si e pelo seu entorno? Toma-se essa educação anteriormente mencionada como a existente em família e convívio com grupos de amigos e escolares. Frases de desmotivação, falta de atenção, crenças limitantes, chacotas e bullying, aliadas à alta cobrança por resultados, por fazer mais coisas ao mesmo tempo, para dar conta de tudo sem falhar, não desanimar, por ter que ter e ser quem muitas vezes não se é. Isso gera BAIXA AUTOESTIMA.

Assim como crenças errôneas pré-concebidas desde a tenra idade, aliadas a capacidade de se mimar em demasia alguém, com a ideia fixa de que tem que ser mais forte do que todos, ser melhor em tudo e chegar sempre na frente, ocasionam a AUTOESTIMA EM EXCESSO, também conhecida como soberba.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quantos não estão enfraquecidos e enfraquecidas, sentindo-se inferiores aos padrões pré-concebidos pelo padrão dominante. Quantos não são deixados de lado, mesmo tendo capacidade, pelo simples fato de não conhecerem a pessoa certa, não terem a cor ou a aparência certa e assim por diante?

Para quem esteve lendo até aqui, aí vai a verdade para superar degrau por degrau o meio em que se está inserido e poder trabalhar sua AUTOESTIMA para sentir-se bem. Para desenvolver-se no seu melhor e não deixar a peteca cair até virar um problema.

QUEM VOCÊ É?

Parece um processo fácil, mas muitas pessoas sentem grande dificuldade em parar e pensar em SABER QUEM SÃO E O QUE QUEREM. Se conhecer é uma parte fundamental para sentir-se bem. Ter consciência de suas forças e fraquezas, assim como tarefas em que tenha aptidão e nas quais é um fiasco. Existem ferramentas e profissionais capazes de ajudar nesta tarefa quando se tem grande desconforto em pensar sinceramente nesses atributos. Portanto, é preciso se conhecer e saber QUEM VOCÊ É! O que pensa sobre as coisas e até que momento existem mais coisas construtivas em você do que depreciativas.

O QUE VOCÊ QUER?

Tem que saber O QUE QUER. Reclamar é mais do que natural para uma grande parte da população, que está condicionada assim por viver no automático o tempo todo. Dirigem no automático, trabalham no automático e se relacionam no automático. É realmente necessário saber do que se gosta e do que não se gosta. Onde quer ir e onde não quer ir. Isso dá um norte precioso nos momentos de escolhas, por menores e mais simples que sejam. Você acaba conseguindo bloquear situações e pessoas que são impeditivos para seus objetivos e sonhos, assim como desenvolve um poder de foco muito grande, capaz de delinear vividamente a concretização de suas tarefas.

PENSE POR SI SÓ!

Pare de uma vez por todas de pensar somente com a opinião dos outros. Quem fica o tempo todo xeretando a vida alheia, assistindo noticias ruins e participando de assuntos fúteis, acaba por formar opiniões pífias sobre o que realmente acredita ser real e verdadeiro. Afinal de contas, quem consegue ter opinião própria sobre o que realmente acha da vida, quando tem como base o que acontece na vida dos outros.

Se acredita que as coisas estão ruins para você, então pare por alguns segundos e pense em sua situação atual. Como está? E como esta situação poderia estar acontecendo tanto para um lado (negativo), quanto para um outro (positivo), com relação a sua atualidade. PENSE POR SI SÓ e perceberá que terá gratidão por notar que as coisas, de alguma maneira poderiam estar ocorrendo pior do que na atualidade, e que pode existir um caminho melhor à seguir, pois se consegue perceber um patamar melhor para você numa situação positiva, então tem que parar e pensar em como isso é possível. Sem desanimo e sem descrença. Não adianta querer mudança sem esforço. Ou você acha que alguém fica com o corpo definido e bem malhado só de querer que isso aconteça. Não, tem que batalhar, doer e cansar. O mesmo ocorre em pensar no caminho a seguir e tomar suas próprias decisões baseadas em suas reais opiniões.

Caso a dificuldade seja muito grande e não consiga se descobrir ou entender como ter uma própria opinião formada sobre qual é seu real objetivo, procure um profissional que possa te ajudar. Existe o Mentorig e Coaching para direcionamento, assim como consultas e acompanhamentos alternativos de PNL que com certeza fazem a diferença.

Caso queira saber mais ou precise de ajuda acesse: www.tpsucesso.com.br.

Espero que esse artigo possa trazer luz para quem esteja passando pelo grande desconforto gerado pela baixa autoestima.

Gratidão e Sucesso!

Carlos Eduardo Zago


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carlos Eduardo Zago

  • Os pontos fortes desse "Novo Normal" e quais problemas podem dificultar sua adaptação.

    Os pontos fortes desse "Novo Normal" e quais problemas podem dificultar sua adaptação.

    Essas novas mudanças que foram forçadas pela atual pandemia que nos assola, permitiram que o Mundo pudesse adiantar o…

    2 comentários
  • Problemas Psicológicos causados pelo COVID-19.

    Problemas Psicológicos causados pelo COVID-19.

    Não, não é um efeito direto causado pelo COVID-19 somente para quem contrai o mesmo, mas pode ser uma das sequelas…

  • Desânimo - Como eliminar e evitar.

    Desânimo - Como eliminar e evitar.

    Inicia as coisas e não termina? Troca de humor constantemente? Escolhe realizar mudanças, mas perde a força no meio do…

  • Desmotivação

    Desmotivação

    Hoje em dia é muito comum encontrar anúncios e avisos de empresas sobre palestras motivacionais. Esse modelo tem…

    2 comentários
  • Quero dinheiro, quero sucesso, mas não quero mudar.

    Quero dinheiro, quero sucesso, mas não quero mudar.

    Engraçado como as pessoas o tempo todo só procuram meios para fazer dinheiro, ganhar mais dinheiro, vender mais…

    2 comentários
  • Existe vida após falar em público?

    Existe vida após falar em público?

    Não é necessário aprofundar muito no mérito de que a arte de falar em público nos dias atuais é muito importante. Basta…

  • Alcançar sucesso sem mudança?

    Alcançar sucesso sem mudança?

    É fato que todos nós temos sonhos ou desejos de realização. Até mesmo quem acredita não desejar nada, na realidade…

  • Três passos para iniciar mudanças em sua vida

    Três passos para iniciar mudanças em sua vida

    Costumamos viver no piloto automático e não nos damos conta que os acontecimentos em nosso cotidiano são resultados de…

    2 comentários
  • Eu desejo!

    Eu desejo!

    Eu desejo! Esta frase simples pode não parecer, mas tem muita força. Inclusive já foi utilizada em histórias antigas e…

  • Não sei mais o que fazer!

    Não sei mais o que fazer!

    Vida atribulada, globalizada, exigente e acirrada. Estes são adjetivos utilizados para expressar as exigências…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos