Autoestima x Reputação Executiva
Imagem com direitos reservados | Clube da Autoestima | Priscila Batista

Autoestima x Reputação Executiva

AUTOESTIMA é a visão que um indivíduo tem sobre si mesmo. Essa construção se dá através de um conjunto de emoções, experiências pessoais, crenças e traumas vividos ao longo de sua vida ( mas, que iniciaram muito cedo desde a primeira infância ).

Vou incluir aqui um teste rápido para que você, caro leitor/gestor, faça uma autoanálise e com isso traga luz para pontos importantes que talvez tenha deixado de lado com a correria do mundo corporativo e pressão por resultados.

  • Você tem dificuldade em dizer não? Se você observa que em momentos críticos e delicados você se esquiva de forma “despretensiosa” em dizer não, este é um grande sinal de alerta. Indivíduos com uma visão otimista, segura e positiva de si mesmos não se sentem desconfortáveis em negar algum pedido. E o fazem com facilidade! ( não se engane, reflita... você já ficou desconfortável para deixar alguém confortável? )
  • Você não lida bem com a solidão? O que ninguém te conta quando você assume uma posição de gestão é que a solidão tem um lugar garantido ao seu lado. Você passa a ter acesso a muitas informações confidenciais e a discussões que se a maioria das pessoas na organização pudessem ouvir não se sentiriam confortáveis ( provavelmente elas não teriam a mesma maturidade para fazer o filtro necessário). Como você se sente ao perceber que seu par e time não são mais seus “amigos” e mesmo gostando muito deles não pode mais se dar ao luxo de “desabafar” como fazia anteriormente. É exaustivo imaginar o que eles estão pensando sobre você? Se a resposta é sim... cuide desse ponto com urgência, de forma inconsciente provavelmente você ainda está sendo visto pelo seu time como o “amigão” ou o "gestor carente" ( mas, isso eles não vão te contar... )
  •  Você prefere manter oculto seus pontos fracos?Se você acredita que se as pessoas “descobrirem” seus pontos fracos você será visto como um gestor “fraco”, preciso te informar que provavelmente você tem baixa autoestima, pois, seus pontos de desenvolvimento podem ser utilizados como sua maior fortaleza se houver sabedoria. Todos os estudos sobre neurociência apontam que a vulnerabilidade cria conexões profundas entre as pessoas e isso faz com que elas sejam ainda mais admiradas por sua humildade e humanidade. ( Mas, no ao vivo isso não é tão fácil o quanto parece.... faça uma autoanálise! Esse ponto está entre os principais fatores prejudiciais em uma reputação executiva ).
  • Você tem dificuldade em receber elogios? Há uma grande diferença entre receber os créditos indevidos de algo realizado por sua equipe e verdadeiramente saber receber elogios sobre algo incrível que realizou. Muitos executivos que em sua maioria são excelentes gestores de pessoas, possuem dificuldades em receber de forma séria e consciente um elogio. Nestes casos, há internamente uma crença limitante causando um bloqueio que aciona um gatilho automático, onde predomina medo de ser visto como alguém arrogante ou exibido. Mas, afinal de contas como você será genuinamente reconhecido por seus feitos superiores se ficar todo sem jeito quando isso acontece? Parece tão óbvio mas, tenho certeza que no dia a dia você já observou ( ou se observou ) em clara demonstração de constrangimento em um momento de elogio em público. E o pior agradecendo de uma forma completamente inadequada ou até mesmo infantil, como por exemplo: "Obrigada, não foi nada!" ( quando na verdade se dedicou exaustivamente ... e todos sabem ... )
  • Você não tem cuidado com a sua aparência física?Você já ouviu frases como: Não importa a roupa que estou vestindo se minhas ideias são inteligentes e consistentes. Não tenho tempo para me cuidar fisicamente pois “madrugo” todos os dias no escritório, visto a primeira roupa que encontro. Me visto de uma forma simples para ser visto como alguém humilde. A grande verdade é que sua aparência importa sim e muito! Segundo alguns estudos sobre neurociência e comportamento bastam apenas 30 segundos para que uma percepção seja criada sobre você ( nesse tempo tão curto não foi observado o que estava dentro da sua cabeça... por mais incrível que fosse ). Você quer ser visto como um grande executivo? Então, tenha clareza que sua aparência física faz parte da sua reputação. Se você não se cuida, como está preparado para cuidar de uma empresa/ um time?

 As perguntas finais são:

1.       O que você pensa sobre você que nunca contou a ninguém? ( Porque nunca contou? )

2.       Qual foi a sua pontuação “mental” nesse teste rápido , porém, muito profundo sobre autoestima e as consequências na sua postura executiva?

 

" Leva-se 20 anos para construir uma reputação e apenas 5 minutos para arruiná-la. Se você pensar sobre isso, você fará as coisas de forma diferente." Warren Buffet

 

 

 

 

 

 

Parabéns Pri! Quando vi fiquei curiosa, comecei a ler e me surpreendeu o quanto essas reflexões fazem parte do nosso dia a dia e estão para uma fácil compreensão. Já vou ficar guardando o próximo!

Priscila Binkosk

Especialista Fiscal | Planejamento Tributário | Projetos Fiscais | Impostos Indiretos | J1BTAX | Obrigações Acessórias |

11 m

Pri excelente conteúdo!!! Com certeza esses insights contribuirao para o meu desenvolvimento❤️

Thiago Bortolazzo

Analista de PCP Senior Kerry

11 m

Parabéns !!! Sucesso

Fernanda Soliani Pereira

Consultor de Carreira e de RH | Especialista em LinkedIn | Desenvolvimento Humano | R&S | T&D | Gestão de Talentos | Gestão de Desempenho

11 m

Parabéns PRISCILA BATISTA pelo artigo!!! Muito interessante e muito importante para quem está ou quer em posições de liderança.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos