Autorresponsabilidade
É fácil afirmar que somos responsáveis, e até reconhecer que é um comportamento nobre, que denota maturidade. Mas na prática muitas vezes não é bem assim. Mesmo após anos, ou décadas, me pego a refletir alguns momentos em que me vi buscando fatores externos para justificar atitudes não compatíveis com minha responsabilidade. Claro que todos queremos e buscamos acertar todos os dias, mas como seres humanos em evolução contínua, errar vai fazer parte deste processo. Assumir esses momentos como "nosso" e somente nosso, porém, vai além de reconhecer nossa humanidade, mas obter o controle de nossas escolhas e reações, é não terceirizar a gestão de nós mesmos, não deixar nossa dádiva do poder da escolha sob quaisquer influencias externas, é nos conhecer e nos dominar. Isso denota diferenciada maturidade.
Podemos ter o olhar, pensamento e comportamento de "dono" sobre o que é confiado a nós, mas a autorresponsabilidade é fundamental para o nosso desenvolvimento, crescimento e amadurecimento.
Você pode estar lendo este artigo com vários exemplos em que não respondeu por si sozinho, a boa notícia é que hoje é o tempo para conscientemente e intencionalmente olharmos para frente, utilizar dos aprendizados para potencializar as próximas decisões e construir o futuro que queremos.
Vamos juntos?
Se fizer sentido para ti, fique a vontade para contribuir e somar nesta difícil e importante missão.
Renan Batista Ribeiro
QUALIDADE / PRODUTOS / PRODUÇÃO / LABORATÓRIO / SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO / AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO
5 mGenial Renan Batista Ribeiro!!!! Tenho refletido muito sobre esse tema. Como é libertador quando somos autores da nossa história!!!! Grande abraço amigo!!!!