Autossabotagem: o que fazer quando o inimigo do sucesso é você!

Autossabotagem: o que fazer quando o inimigo do sucesso é você!

Você se empenha para um objetivo, mas parece que nada acontece? Por mais que você tenha dedicação e se esforce parece que as situações não mudam?

Em 1916, Freud escreveu um artigo de grande repercussão no mundo científico intitulado: “Os que Fracassam ao Triunfar”. Ele tratava de pessoas que possuíam medo de ter satisfação e para tanto, sentiam-se aliviadas quando o que estavam fazendo não dava nada certo. É como se alguém tivesse tudo para ser feliz e, de alguma forma, conseguisse arrumar um jeito para fugir da felicidade.

Papo meio louco né? Mas na verdade isso é mais comum do que você pensa...

Você já ouviu falar em autossabotagem? 

Pode parecer estranho, mas a autossabotagem é quando você é o principal obstáculo para o seu sucesso. Ou seja, por meio de uma série de comportamentos (ainda que inconscientes), você dificulta ou inviabiliza mudanças de comportamento. Acabamos por optar sempre pela solução mais racional (de acordo com nossas crenças e visão de mundo), como uma maneira de nos defender de uma possível frustração.

É natural criarmos alguns mecanismos de defesa como forma de proteção, mas o problema é quando estes mecanismos geram sabotadores que nos impedem de alcançar os nossos objetivos.

Todos nós, em algum momento da vida, deixamos uma oportunidade de lado por acreditar que não éramos suficientemente capazes de encará-la. Pode ser uma prova ou uma entrevista de emprego, por exemplo. Esse comportamento é o que caracteriza a autossabotagem.

Em seu livro "Inteligência Positiva", Shirzad Chamine, classifica os sabotadores em 10 categorias, que nos ajudam a compreender melhor as atitudes sabotadoras.

Conheça os 10 perfis que podem sabotar a sua carreira:

1. O Crítico

O crítico, como próprio nome indica, é um fator mental que impede a apreciação de algo, em sua forma mais plena. Ou seja, um pessimista que sempre vai buscar problemas. O crítico é considerado o principal dos sabotadores pelo seu potencial destrutivo, pois está sempre procurando defeitos em si, nos outros e nas circunstâncias.

 2. O Insistente

Insistir para se obter algum resultado é proveitoso. O insistente é aquele que exige demais de si e dos outros. Pela sua forte necessidade de alcançar altos padrões se frustram e se decepcionam constantemente.

3.  O Prestativo

Esse sabotador nos leva a ter uma dependência do outro, buscando afeto e aceitação. Tem dificuldade de expressar seus próprios sentimentos por medo do que os outros podem pensar e buscam fazer isso de forma indireta.

4.  O Hiper-realizador

O hiper-realizador está sempre em busca de realizações constantes, é refém dos resultados. São competitivos e prezam por uma boa imagem.

5.  A Vítima

A vítima é aquela pessoa emocionalmente instável. Tem a tendência de se recolher quando mal compreendido e desistir em situações difíceis.

6.  O Hiper-Racional

Alguém Hiper-racional é uma pessoa com dificuldade em lidar com abstrações, como sentimentos ou surpresas. Para essa pessoa, tudo são dados concretos.

Como consequência, tende a ser arrogante, e, diante de coisas que não sabe como resolver, se frustra, entra em crises pessoais.

 7.  O Hipervigilante

Um Hipervigilante é alguém que está sempre em estado de atenção. Essa pessoa não para de pensar, quer prever tudo o que pode dar errado. Não foca nos sucessos. Logo, é ansioso e estressado. Não consegue parara de trabalhar.

8. O Inquieto

O inquieto é a pessoa que não consegue descansar. Está sempre em busca de uma ocupação e de atividades que vão lhe proporcionar novas emoções. É impaciente, está sempre focando no futuro.

9.  O Controlador

Busca sempre assumir a responsabilidade e controlar situações, o que resulta em ansiedade e impaciência quando isso não acontece.

10. O Esquivo

O Esquivo é alguém que só quer trabalhar com o que gosta. No resto é alguém que demora a responder e trazer resultados. É visto como anti-produtivo, preguiçoso e dificultador no gerenciamento de projetos.


A autossabotagem é mais comum do que você pode imaginar, porém é difícil a percepção por parte do próprio sabotador em se dar conta desta postura tão prejudicial.

E não por acaso, crenças e dos pensamentos sabotadores, é um dos principais aspectos que trabalho com meus clientes nos processos de mentoria.

Através do processo de autoconhecimento podemos começar a perceber quais são as emoções e pensamentos por trás desses comportamentos, entender as evidências de cada sabotador, reconhecer e pensar em como eles nos prejudicam.

Mudar comportamentos e crenças internas não é fácil e pode ser que você precise de ajuda. Se for o caso, busque a ajuda de um profissional habilitado.


Espero que você tenha gostado deste conteúdo! :)

E você? Com quais perfis de sabotadores você mais se identifica?



Michelle Navarro - Consultoria de Carreira & Orientação Profissional

Site: www.michellenavarro.com.br

Que tal me acompanhar também no Instagram? @michellenavarrooficial

José Henrique Vieira Maia

Gerente de Qualidade | Especialista em Processos Gerente de Laboratório | Engenheiro Mecânico | Planejamento Estratégico

1 a

Muito boa a sua postagem.. realmente temos que estar em constante vigília sobre nós mesmos.. me identifiquei fortemente com pelo menos duas dessas... Parabéns Michelle...

Francini Vaz

Gerente Comercial | Gerente de vendas | Supervisão de vendas | Supervisão de equipes

1 a

Muito bom! Parabéns pelo conteúdo Michelle Navarro

Elaine Lima Chinaglia

Gente & Gestão | Recursos Humanos | Recrutamento e Seleção | Folha de Pagamento | DHO | Business Partner | Treinamento e Desenvolvimento | Benefícios | Generalista | Pessoas | Talentos

1 a

Michelle Navarro muito bom esse conteúdo, faz todo sentido.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Michelle Navarro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos