Autossabotagem ou carência de autorresponsabilidade?

Autossabotagem ou carência de autorresponsabilidade?

Você está sofrendo de autossabotagem ou de carência de autorresponsabilidade?

- Eu estou sofrendo de autossabotagem, eu escuto.

E me pergunto, é isso mesmo ou, vamos jogar a real, você não quer fazer?”

 A autossabotagem existe sim! Temos muito pensamentos que nos paralisam. São as nossas interferências, pensamentos automáticos, medos bobos ou gigantes, aquela fala interior que insiste em dizer para você que não vai dar certo. Tudo isso tem uma incrível capacidade de nos paralisar.

Mas para e pensa! Será que é isso mesmo que está acontecendo com você nesse momento, ou não seria porque você não quer, na sua essência mais profunda, fazer o que você está se propondo a fazer?

Ah, Joana, que papo é esse! Se eu estou fazendo, é porque eu quero fazer!

Sinto informar que eu discordo redondamente de você. E te digo, com todo amor no coração, que não é bem assim que a banda toca.

Somos diariamente influenciados pelo ambiente no qual estamos inseridos, somos tentados insistentemente pelos apelos externos discutidos por Joel Dutra. E tudo isso tem um impacto astronômico nas nossas escolhas, e nas trajetórias de vida e carreira que seguimos.

Como minimizar isso? AUTOCONHECIMENTO! “Here we are again”

Eu acredito de verdade, e falo por experiência própria e com base em muito estudo, que o primeiro passo é o autoconhecimento. Ou seja, consiste em entender o que de fato você realmente quer fazer, aquilo que está alinhado com os seus desejos mais profundos, com a sua essência, com os seus valores e com o seu propósito.

Sim, de novo a palavra propósito. Recomendo que olhe para ela sem os (pre)conceitos, porque apesar da overdose do uso midiático do termo, negá-la por saturação não é muito apropriado. Tendo em vista que entender o seu porquê é um passo fundamental para o autoconhecimento.

Voltando à pergunta inicial, antes de atribuir à sua inércia, procrastinação ou baixa performance ao baixo de quociente de inteligência positiva, volte duas casas do jogo da vida e avalie se não seria muito mais uma falta de propósito.

Agora pensa, você está se autossabotando, ou está insistindo em fazer algo que não condiz com a sua essência?

Tânia Pires

Clinical, health & educational psychologist. Psychotherapist.

4 a

Está em sextas feiras para dar tempo das pessoas praticarem as técnicas e poderem partilhar experiências para aperfeiçoarmos. O objetivo é que cada um possa perceber que o melhor do mundo está dentro de si, aprendendo a proteger-se de invasores externos e internos que prejudicam e desviam do objetivo principal. 😘

Tânia Pires

Clinical, health & educational psychologist. Psychotherapist.

4 a

Fantástico Joana!!! 👍 Vou dar um curso onde esse será um dos temas. 😘

Hugo Nisembaum

Director Mapa de Talentos - Organizational development Consultant - Applied Positive Psychology

4 a

Muito legal teu texto!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos