Avaliação do cenário em DevOps: evolução para a estabilidade
Uma das maiores preocupações das organizações de TI é poder determinar um plano de implantação e melhorias que aponte de maneira consistente a sustentar práticas que entreguem resultado para a organização.
Sabemos que o movimento DevOps, surge e se consolida resolvendo uma serie de sintomas e práticas comuns de TI que vão na contramão da agilidade, para conseguir a tão desejada estabilidade dos serviços de TI, em conjunto com a integração de uma dinâmica de mudanças disponibilizadas em operação, de maneira frequente.
Mas quais são essas práticas? Como avalia-las? Como poder saber sair da minha situação para uma melhor? A cultura atual da organização colabora com tal objetivo? Quais os fundamentos que sustentam orquestradamente todas essas práticas e ferramentas para um evolução em DevOps? Como o DevOps vê minhas práticas atuais da organização e quais as soluções propõe?
Sabemos que mudanças que envolvem todas as práticas da TI, com todas as especialidades, todos os setores, todos os processos, que se constituíram e cristalizaram com o tempo, não são fáceis nem rápidas de fazer. Daí a importância de se sensibilizar com quais as melhores práticas de mercado, quais as mudanças e tendencias que estão sendo implementadas para aumentar a agilidade com segurança no mundo DevOps.
Se o objetivo é uma Entrega Continua, ou seja, disponibilizar software em funcionamento aos usuários com alto valor, é necessário orquestrar e elevar o grau de maturidade de uma serie de outras práticas que sustentam este objetivo.
Em principio, o fato de poder entender qual o grau de aderência das práticas que sustentam as ações do DevOps para conhecer o cenário atual e traçar um caminho ou plano de melhoria, ajuda consideravelmente no que é necessário focar. Dentre as práticas básicas podemos mencionar, a Gestão de compilação, Integração Continua, Gestão dos ambientes e a própria Implantação, Gestão de Entrega de versão e Observância do ponto de vista de regras, politicas e requisitos regulamentares, Gestão de Testes, Gestão de Dados e Gerencia da configuração.
Meu nome é Heinz Nevermann, ministro aulas de DevOps Master. O objetivo destes posts é sensibilizar as praticas de TI para a entrega de valor ao negócio, dentro de um contexto de novas tecnologias e práticas que nos mobilizam a um aprendizado continuo para melhorar nosso trabalho profissional. Dentre os propósitos é provocar discussão e conhecimento, que naturalmente acontece nos nossos cursos de preparação para a certificação DevOps Master que regulamente ministramos tanto OnLine como presencialmente. Mais informações: heinz@hnz.com.br.
Deixe sua opinião, seus comentários, seus contatos. Caso tenha gostado, curta e compartilhe. Vamos criar um comunidade para nos aperfeiçoar como profissionais e melhorar nossas atividades.