Avaliação inadequada da previsão do tempo, traz desastre!

Avaliação inadequada da previsão do tempo, traz desastre!

A movimentação de carga e os danos a veículos a bordo do Ferry European Causeway da P&O em dezembro de 2018 poderiam ter sido evitados se a tripulação tivesse considerado as condições meteorológicas previstas ao definir o curso do navio, conforme investigação do MAIB apresentada na sexta feira.

O Ferry navegava em mares muito agitados e ventos fortíssimos durante sua viagem de Larne, Irlanda do Norte a Cairnryan, Escócia.

O movimento violento fez com que várias carretas se movimentassem e nove tombassem. Isso resultou em danos a 22 veículos, alguns danificados severamente,

O acidente ocorreu porque o ferry inclinou mais de 30 ° em condições de tempestade e sua carga não havia sido adequadamente estivada.

A investigação do MAIB concluiu que, se a rota tivesse sido ajustada o suficiente para mitigar os efeitos das condições do mar, a probabilidade de rolagem severa teria sido reduzida.

Além disso, as amarrações de carga aplicadas eram insuficientes para as condições climáticas previstas, e os veículos estavam mal escorado e peados.

Os motoristas estavam em seus veículos durante a navegação, em desacordo com os regulamentos internacionais e a política da empresa.

“Os motoristas que permanecem em seus veículos não apenas se colocam em risco, como também colocam em risco outros passageiros e qualquer pessoa que precise resgatá-los. Talvez, o mais importante, respostas cruciais de emergência, como um incêndio, possam ser adiadas até que todos os passageiros sejam contabilizados e encontrados ”, afirmou o inspetor-chefe de acidentes marítimos, Andrew Moll.

“Escrevi para a gerência de empresas de ferry de curta distância em todo o Reino Unido para destacar ainda mais os perigos impostos pelos motoristas de carga que permanecem nos porões dentro dos  veículos e incentivá-los a adotar uma abordagem coletiva para eliminar essa prática perigosa.

"Além do trabalho que eles já realizaram, recomendamos que a P&O Ferries Ltd aprimore seu sistema de gerenciamento de segurança, para fornecer à tripulação do navio uma orientação melhor sobre estiva e amarração de veículos de carga em condições climáticas adversas".

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mario Marcio Cid Guimaraes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos