Operações de transporte de passageiros em baleeiras em navios cruzeiros
Existem instalações portuárias que não são grandes o suficiente para receber alguns navios de cruzeiro, ou não há espaço disponível para o navio ou ha restrições de calado. Nestes casos, o cruzeiro deve fundear o mais próximo possível do porto, então a plataforma de acesso deve ser implantada. Finalmente, existem duas opções para o navio de cruzeiro:
Uso das Baleeiras do navio: Esta é a opção favorita, porque é a mais barata. O departamento de convés é uma totalmente responsável por essas operações, sendo oficiais e marinheiros, os condutores das baleeiras. Os navios de cruzeiro modernos têm muitos botes salva-vidas, dependendo de sua capacidade, no entanto, eles geralmente têm 3 ou mais baleeiras especiais, com melhor manobrabilidade, mais velocidade e muito mais confortável para os passageiros.
A IMO possui diretrizes para estas operações na circular MSC.1/Circ.1417. Aqui está o link para a circular dttas.old.gov.ie/sites/default/files/publications/maritime/english/mAqui está o link para a circularsc.1-circ.1417-guidelines-passenger-ship-tenders/13767-msc1circ1417guidelinesforpassengershiptenders-1.pdf
Uso de embarcações locais: O uso de embarcações locais, na maioria das vezes, é obrigatório, dependendo do local a fim de ajudar a economia dos marinheiros locais. Outras vezes, o comandante do navio decide usar embarcações locais devido ao estado de manutenção das baleeiras. No entanto, é sempre opção secundária para economizar dinheiro.
As embarcações locais são inspecionadas pelo oficial de segurança do navio, garantir que eles tenham a quantidade de coletes salva-vidas igual à capacidade de passageiros da embarcação.
Desenvolvimento normal de atividades
No lado da costa, é implantado um posto de controle, controlado por um guarda de protecção do navio e as vezes um guarda de protecção do porto. Os passageiros são transportados do navio para a costa nas Baleeiras, mas não na capacidade máxima, por exemplo, se a capacidade da Baleeira em emergência for de 150 pessoas, para operações de transporte de passageiros , a capacidade máxima é de 80 pessoas.
No começo do dia, quando todos os passageiros querem ir para terra, todas as baleeiras especiales são usadas. Quando a maioria dos passageiros estiver em terra, um ou dois Baleeiras especiales são normalmente recuperados para economizar combustível até uma hora e meia antes da partida quando eles são usados novamente para trazer de volta todos os passageiros.
Nas horas intermediárias, baleeiras especiales apenas dois são deixados no serviço de ida e volta para o desfrute dos passageiros. É o mesmo quando se usam as embarcações locais, a diferença é que algums os navios locais são informados de que não serão temporariamente necessários até as próximas comunicações e outros ficam fixos todo o dia.
Situações anormais
As operações de transporte de passageiros em baleeiras são operações mais sensíveis do que atracação normal. O estado do clima afeta muito o desenvolvimento da operação tanto que às vezes a visita ao porto é cancelada devido ao mau tempo. Outras vezes, as operações começam, mas o tempo piora e as operações devem ser canceladas.
Os perigos do mau tempo estão em duas atividades:
No momento do embarque e desembarque da Baleeira, desde que as ondas movem o baleeira, o que causa o perigo de cair na água ou dentro do baleeira e no momento da recuperação das baleeira, desde que porque é muito difícil conectar o poleame com o gancho da baleeira.
Inovações futuras
Existem alguns lugares no mundo, onde as operações com âncoras não são uma opção, porque existe interesse ambiental na preservação do fundo do mar, como por exemplo, a grande barreira de corais na Austrália. Portanto, a solução encontrada pela indústria de navios de cruzeiro está usando sistemas de posição dinâmica, normalmente usados nos navios do sector Offshore, a fim de manter a posição para as operações de transporte de passageiros em baleeiras sem usar âncora.
Oficial de Quarto de Navegação | STCW II/1
4 aBreno Moura