Avaliação Perfil Profissiográfico - Método Lantegi Batuak
Fotos: Arquivo Pessoal e Site Oficial Lantegi Batuak

Avaliação Perfil Profissiográfico - Método Lantegi Batuak

Um dos instrumentos que utilizamos no programa de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho, é o Método de perfiles de adecuación de la tarea a la persona, mais conhecido como Método Lantegi Batuak(*). 

Este instrumento permite analisar o perfil da pessoa para o local de trabalho e os próprios locais de trabalho. Ele realiza a contraposição (comparação) dos perfis, de forma a aproximar as exigências das tarefas e atribuições a serem realizadas em um posto de trabalho e a capacidade da pessoa em realizar estas tarefas. Tem como um dos objetivos facilitar a adaptação entre a pessoa com deficiência e o local de trabalho, valorizando a referida posição, as capacidades e apoios que a pessoa precisa, as demandas do cargo e também conhecer e avaliar as habilidades práticas e potencialidades no trabalho que compreendem: competência e conhecimentos específicos acerca de processos, métodos, técnicas, normas, regulamentações, tipo de materiais e equipamentos e outros conteúdos específicos, possibilitando o desenvolvimento de planos individuais de trabalho, através de uma linguagem comum.

Este método é composto de 65 variáveis que são divididas entre os perfis - 40 para o perfil da pessoa e 25 para o perfil do posto de trabalho - e em dimensões comparativas (autonomia pessoal, processamento das informações, atitudes físicas, atitudes ante o trabalho e fatores ambientais). Exclusivamente no perfil das pessoas avaliamos também o seu domínio pessoal - que se refere à capacidade funcional da pessoa relacionada aos aspectos de saúde física, mental e sua inserção social, atitudes e comportamentos, e quanto ao processo de envelhecimento.


Este levantamento integra uma, das diversas etapas, que praticamos na metologia de inserção social através da inclusão no mercado de trabalho. Através deste levantamento, tem como objetivo:

* Selecionar pessoas com deficiência intelectual para determinados postos de trabalho;

* Efetuar o acompanhamento e avaliação contínua desta pessoa;

* Realizar um planejamento de formação individual do nosso usuário;

* Determinar os níveis de intervenção – apoios – para o processo de emprego apoiado (metodologia utilizada no projeto);

* Adequar o posto de trabalho para a pessoa com deficiência, dentre outras.

Acreditamos que abrir as portas para o que é novo só garante aprendizado e uma nova visão de mundo.

Sabemos que a contratação de profissionais com deficiência intelectual representa a equiparação de oportunidades e a inclusão de um novo empregado que colabora, produz e é capaz de agregar novos valores. A inclusão profissional traz diversos benefícios, tanto para a pessoa com deficiência, como para a empresa. Essa nova maneira de olhar a sociedade se reflete tanto dentro como fora, com reflexos positivos na sua imagem social.

Alicerçado na ética como fator crucial para a valorização e respeito das pessoas com deficiência, a DIVERSIFICARH – através da metodologia do emprego apoiado – torna-se eficaz no apoio à inclusão profissional, já que potencializa oportunidades, gera confiança e segurança para o profissional, para a família e para a empresa.

Achou interessante?

Entre em contato conosco!

#vamosdiversificarh


(*) Lantegi Batuak é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Loiu /Viscaya-Espanha, que gera oportunidades de emprego, a fim de alcançar o máximo de desenvolvimento de pessoas com deficiência, com foco na deficiência intelectual.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Darlenê Lobo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos