DIVERSIDADE & INCLUSÃO NAS ORGANIZAÇÕES. CONTRATE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
Há quem pense que um projeto de inclusão traz benefícios apenas para a pessoa com deficiência. Sem sombra de dúvidas, este é um dos maiores equívocos. É possível cravar, sem exagero, que todos os envolvidos saem ganhando, uma vez que, ao abraçar a diversidade e aceitar aquilo que, em princípio, é "diferente", todos nós nos tornamos pessoas melhores.
Cresce, a cada dia, a mobilização de diferentes setores da sociedade em prol de um comportamento não discriminatório, que abrace, respeite e valorize àquilo que, em um primeiro momento, pode parecer "diferente". Toda estratégia que tenha por objetivo a inclusão de grupos potencialmente excluídos encontra nas pessoas com deficiência um de seus grandes alicerces.
Nesse contexto, busca-se melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência nas mais diferentes esferas, garantindo-lhe, sempre que possível, maior autonomia e independência. Muito além do ambiente doméstico, elas devem ter pleno acesso a oportunidades nas áreas de educação, cultura e lazer, sem falar na chance de concorrer a uma vaga de emprego em condições de igualdade com outros candidatos que possuam qualificação semelhante.
É preciso enfatizar que a responsabilidade social das empresas em contratar e manter funcionários com deficiência não prejudica sua lucratividade. Entretanto, é importante pensar em um trabalho decente e digno. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o “trabalho decente” refere-se à promoção dos direitos fundamentais: o emprego e a proteção social.
O que se busca, então, é uma qualidade de vida aceitável, baseada nas habilidades pessoais e profissionais da pessoa com deficiência e não apenas a inclusão no mercado de trabalho. A autoestima e a dignidade destas pessoas estão intrinsecamente ligadas à sua inclusão laboral e econômica.
Temos que registrar que, entre o mercado de trabalho e formação profissional, está o mais importante de todo este contexto: o indivíduo. É sobre ele que devemos debruçar nosso olhar e buscar alternativas capazes de garantir que tenham direito de exercer sua cidadania como as demais pessoas.
Por projeto de inclusão, subentende-se uma estratégia cuidadosamente planejada, que leva em consideração todas as etapas do processo - seleção, contratação, adaptação, retenção e relacionamento do profissional com seus colegas de trabalho. É, portanto, uma iniciativa de responsabilidade social, que agrega valor à imagem de sua organização, e vai muito além do cumprimento da Lei de Cotas.
Quando o processo seletivo é feito de forma profissional, estas pessoas demonstram comprometimento, foco, vontade de vencer, superação, habilidades acuradas e se desenvolvem rapidamente mediante inclusão e integração com os demais colegas.
Vale ressaltar:
Não existe uma vaga "adequada" para cada tipo ou grau de deficiência: como em qualquer processo seletivo, o que importa são as competências e habilidades de cada candidato, independente da deficiência que ele possui;
- A falta de qualificação muitas vezes é um obstáculo, mas essa é uma característica que não deve ser tomada como referência. Inúmeros profissionais com deficiência já capacitados - em condições de ocupar cargos hierárquicos mais altos - estão em busca de uma chance;
- Dificuldades iniciais no período de adaptação podem ocorrer com qualquer funcionário, tenha ele alguma deficiência ou não. Basta o mínimo de boa vontade de todos os envolvidos para que elas sejam contornadas.
A verdade é que muitas empresas deixam de investir na contratação de pessoas com deficiência por falta de informação ou receio dos eventuais custos que possíveis adaptações no ambiente de trabalho podem gerar. É preciso, portanto, iniciar uma grande campanha de sensibilização de gestores e demais funcionários.
A presença de funcionários com deficiência provoca em seus lideres e gestores diretos, o desenvolvimento da virtude da paciência e tolerância e aprimora o processo seletivo da empresa em função da superação de ideias preconcebidas e paternalistas.
Os únicos limites existentes além da questão física estão dentro de nós mesmos. Impomos barreiras que na realidade não existem e deixamos de contribuir para que estas pessoas se tornem profissionais, consumidores e vetores de mudanças na organização e sociedade.
A partir do momento que respeitamos, entendemos ou até mesmo nos colocamos no lugar do outro, estamos ampliando e solidificando nossos valores. Indiretamente, acabamos por nos tornar agentes da propagação desses ideais na comunidade em que vivemos, muito além dos muros da empresa. Estamos plantando uma semente para a construção de um mundo melhor e mais justo, onde todos sejam valorizados pelo seu talento e tenham acesso as mesmas oportunidades, independentemente de terem ou não, deficiência.
Para as empresas, os benefícios de uma postura inclusiva são inúmeros: ações socialmente responsáveis, de maneira geral, geram um impacto muito positivo sobre a imagem da marca, fortalecendo sua credibilidade. Atitudes que promovem e estimulam o bem costumam gerar interesse espontâneo da mídia - o que se converte em publicidade.
Isso sem falar no respeito do público, que tende a se envolver e se identificar com histórias de superação ou motivacional. Essa é uma parcela da população que tem muito a ensinar: basta que todos nós estejamos dispostos a aprender.
Finalizando, consideramos que o mundo do trabalho traz em seu cerne a complexidade das relações entre os indivíduos, as regras do mercado, as mudanças das sociedades contemporâneas. Autonomia, responsabilidade, intencionalidade no discutir as ações necessárias às pessoas com deficiência, que envolvem desde o respeito humano, justiça e tantos outros elementos constituintes da existência humana, são questões que não se esgotam no cuidar do trabalhador e na busca de sua plenitude. O fundamental e primordial é poder garantir o empoderamento e a satisfação das pessoas com deficiência intelectual e de suas famílias, visando à participação de todos na construção de uma sociedade inclusiva.
Se você ficou sensibilizado com esse texto, se você acredita nesta causa, entre em contato e vamos falar a respeito! Estou à disposição para criar e estruturar um projeto de inclusão, que esteja inteiramente em consonância com os valores e diretrizes da sua empresa.