Aviação civil cresce e impulsiona mercado de trabalho pernambucano
A atração do Hub da Azul para o Aeroporto Internacional do Recife e a chegada da concessionária Aena, que instalou sua base operacional para o Nordeste na capital pernambucana, têm impactado o mercado de trabalho estadual de forma inédita. Mas antes de destrinchar os números, é preciso contextualizar: isso só acontece porque a atração desses parceiros estratégicos, aliada à infraestrutura que já existia, deu ao Estado ainda mais competitividade na aviação civil, tanto no que diz respeito ao transporte de passageiros quanto de cargas.
De acordo com a Caged, divulgado pelo Ministério da Economia, Pernambuco não tinha saldo de ocupações formais nesta área até 2018. Mas isso começou a mudar no ano passado. Em um ano e meio, o Estado criou um estoque de 200 vagas de emprego para funções como piloto, comissário de voo e fiscal de aviação civil.
Imaginem então com a expansão de rotas e a chegada de novas companhias aéreas por aqui - basta reforçar que a Lufthansa inaugurou há algumas semanas nova rota para Frankfurt, com duas frequências semanais, o que aproximará o empresariado local do consumidor europeu.
Só que a pandemia também expôs a necessidade de se criar, mais à frente, mecanismos que incentivem o turismo doméstico à medida em que o isolamento social for sendo flexibilizado. Um dos focos do governo federal para valorizar os destinos brasileiros é justamente resgatar aeroportos regionais para dar esse empurrãozinho no setor, como consta na coluna Radar, da Veja, e vocês podem ler clicando aqui.
Alguém duvida que esse movimento incrementará ainda mais a empregabilidade no setor de aviação?
Repórter de TV | Rede Amazônica/ TV Globo
4 aComo um apaixonado pela aviação e pelo meu estado, não me contenho de tanta alegria ao ver esses resultados. Historicamente no Brasil, o setor público de uma forma geral subestimou, e ainda subestima, o poder e a importância da aviação. Ela conecta pessoas, histórias de vida, negócios, além de atender às necessidades de milhões de pessoas de todas as esferas sociais. Quando o setor público se une com o setor privado em prol de tornar isso realidade em determinada região, o resultado é esse. Parabéns à todos os envolvidos!!
Diretor do Instituto de Gestão de Pernambuco na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco
4 aBoa Maíra Fischer!!!
Ajudo empresas a construir reputação e autoridade na imprensa | Brasil e América do Norte | 21 anos de experiência no Jornalismo
4 aIncrível ver a formação de novos mercados. Semelhante ao que aconteceu com o polo automotivo da Jeep, quando se instalou aqui, e hoje é um segmento estável e grande gerador de empregos.