Azeitar a Engrenagem com Gente e Gestão
Organizações acordam e dormem pensando em como azeitar a engrenagem e colecionar em escala, de uma vez por todas, os tão desejados resultados positivos; outras organizações talvez acordam e dormem pensando em como se livrar da teimosia que impera nos padrões indesejados e que se repetem na estrutura organizacional. Tudo muito válido e o caminho para isso não precisa ser dolorido, pelo contrário, pode ser prazeroso e há uma resposta sobre o próximo primeiro passo: Gente e Gestão!
Cuidar das pessoas e suas interações é cuidar da engrenagem. E sim, é preciso uma sistemática de trabalho recheada de anseios, desafios e habilidades aplicadas! Ah, sobre flexibilidade: claro que é vital inclui-la, com a intensidade combinada ao negócio e a personalidade da organização.
Desde muitas décadas atrás, a International Organization for Standardization, movida por especialistas globais na entrega da melhor forma de fazer as coisas recomenda e nos inspira com princípios no desenvolvimento sustentável e valoroso de pessoas e organizações. Para e pensa, a quantas anda esses princípios em sua vida pessoal e profissional:
Foco no Cliente – Saber ouvir e interpretar o quanto a organização escolhe atender, engajar e fidelizar o Cliente, logo as estratégias de CX bem-vindíssimas. Gestão do Escopo, que tal? Organizações nascidas para beneficiar só seus acionistas geralmente não ganham espaço no mercado. Funciona bem mais ter um escopo direcionado a entregas que servem com excelência a sociedade, cuidando para que não haja prejuízo a nada e ninguém!
Liderança – É onde começa o cenário todo: Líderes Competentes! São eles que chancelam os comportamentos desejados, coíbem os indesejados, constroem o alvo no branding, apoiam a construção continuada da cultura, estabelecem o propósito da organização, monitoram os KPIs e PDIs, sempre direcionando e entregando as condições favoráveis para que os funcionários e colaboradores estejam comprometidos com os objetivos da organização. Duas skills em destaque: learnability e discernimento/mente aberta.
Engajamento das Pessoas – Competência e engajamento, um combo do progresso honroso e respeitado nas organizações. Tal qual com o Clientes, após um match eficaz, ouvir os funcionários e colaboradores será sempre um ponto de partida importante em qualquer plano de melhoria ou ajuste organizacional. Em tempo, a ideal Gestão dos Recursos Humanos deve ter lupas na Liderança e também nas emoções que orbitam todas as pessoas na organização. Isso tende a ser highlight que calibra bem a motivação e que gera acertadas atitudes.
Recomendados pelo LinkedIn
Abordagem de Processos e Visão Sistêmica – Visão de drone e dedicação forte nos acordos e interfaces das áreas, funções e responsabilidades. O resultado disso, pra além dos resultados positivos, é o ambiente de trabalho em bom clima. Podemos até chamar isso de Gestão das Comunicações e claramente é Gestão da Integração! Nesse princípio podemos também ver o papel da famigerada tríade: Gestão da Qualidade, Gestão do Tempo/Cronograma, Gestão de Custos.
Melhoria Contínua – Se queremos e escolhemos melhorar cada vez mais, se praticamos com contentamento a Educação Continuada - Lifelong learning e, se estamos conscientes que o mundo é VUCA, BANI, TUNA; não temos como fazer "mais do mesmo" sem antes checar se está adequado ao contexto atualmente vivido na organização, nos Clientes e no mercado. A Gestão de Mudanças não precisa causar desgosto e taquicardia, pode ser uma boa oportunidade de coalizões valiosas na jornada.
Decisão baseada em Evidências – Indicadores e Análise de Dados são imprescindíveis em Gente e Gestão Corporativa. Criar e alimentar uma cultura de factualidade, sem inferências, com certeza é uma forma de dirimir aquelas tais distrações e/ou vieses cognitivos de valência negativa. Boas intenções podem ser muito perigosas, unilaterais, além de bem subjetivas, quando não estão pautadas em sistemáticas pensadas para o bem de todos os envolvidos. Gestão de Riscos invariavelmente usa esse princípio.
Gestão de Relacionamentos – As relações de confiança são um grande privilégio e uma demonstração valiosa do bom impacto da transparência em quaisquer sistemas organizacionais. O resultado de uma Gestão de Relacionamentos bem estabelecida são ambientes saudáveis e inspiradores, com bem-estar, felicidade e união de forças! Equidade, equilíbrio nas trocas entre o dar e receber, respeito as diferenças, rede de apoio e parcerias bem cuidadas proporcionam evolução continuada e sustentável para todos stakeholders!
Se você escolhesse hoje um score para cada princípio acima, qual seria?
#genteegestao #kpis #altaperformance #principios #valores #culturaorganizacional #qualidade #customerexperience #employeeexperience #branding #estrategiadosnegocios