Banco Central, Bancos e Políticas Monetárias
O artigo terá como tema, Banco central e sua função no sistema financeiro nacional, instituições financeiras e suas classificações e as políticas monetárias.
O que é o Banco central e qual é a sua função no sistema financeiro nacional:
O Banco Central do Brasil é o órgão executivo do CMN (Conselho Monetário Nacional) e tem como função executar as diretrizes criadas pelo CMN, também é responsável por controlar a taxa de inflação por meio de políticas monetárias, cambiais, fiscais e creditícia.
No ano de 2021 foi aprovado um projeto de lei dando autonomia para o banco central, assim fazendo com que governos que estão no poder não possam influenciar diretamente nas políticas monetárias do Bacen, pois apenas no terceiro ano de mandato o presidente poderá alterar ou manter o presidente do Bacen, é possível ver exemplos no mundo de presidentes que não concordavam com as políticas monetárias do país e resolveram trocar seus presidentes do banco central para que pudessem fazer o que bem quisesse, a Turquia no ano de 2021 demitiu o presidente do banco central por aumentar a taxa de juros para conter a inflação, esse é apenas um dos exemplos de como um banco central exposto plenamente ao governo pode sofrer severas consequências, relembrando que o Bacen deve se justificar ao CMN que é composto por dois integrantes do governo e o presidente do Banco Central fazendo com que sua autonomia não seja tão eficaz.
Bancos: quem são e quais são os tipos:
Os Bancos são instituições financeiras regularizadas e autorizadas pelo Bacen, é por meio dos Bancos que o órgão executivo do sistema financeiro nacional executa sua políticas, existem três tipos de bancos, são eles:
Bancos Comerciais:
esse tipo de Banco tem como principal característica operações de curto a médio prazo, podendo conceder credito e investimentos, devem ser empresas S.A e em sua nomenclatura devem possuir a expressão BANCO.
Bancos de Investimentos:
Os Bancos de investimentos fazem operações de médio a longo prazo, podendo ofertar em sua carteira produtos como debêntures, CDBs, RDBs entre outros tipos de produtos.
Bancos Múltiplos:
Os Bancos Múltiplos são os mais populares e comuns é possível que o seu banco seja um banco múltiplo, esse tipo de banco pode ser uma entidade privada ou pública podendo atuar com carteiras de credito, investimentos entre outros, podem atuar tanto a longo, médio e curto prazo e devem possuir no mínimo 2 (duas) carteiras, uma dessas carteiras deve ser comercial, investimento ou desenvolvimento, estão sujeitos as mesmas regulamentações aplicáveis as instituições semelhantes correspondentes a sua carteira e devem ser entidades S.A.
Carteiras:
Carteira Comercial:
Bancos com carteiras comerciais recebem depósitos à vista, reunindo capital para oferecer crédito a empresas e pessoas físicas.
Carteira de Investimento:
esse tipo de carteira oferece serviços de investimentos, são eles fundos de investimento, fundos de ações e ativo de renda fixa.
Políticas Monetárias:
As políticas monetárias são estratégias usadas pelo Bacen para intervir na economia, tendo como objetivo controlar a quantidade de moeda em circulação, também serve para o Banco central alcançar a meta de inflação definida pela CMN.
Tipos de Políticas Monetárias:
Política Monetária Expansionista:
Tem como principal objetivo injetar dinheiro na economia por meio de estratégias, são elas:
- Diminuição do Depósito Compulsório
- Diminuição da taxa de redesconto
- Compra de Títulos Públicos
Política Contracionista:
Tem como principal objetivo tirar dinheiro da economia por meio de estratégias, são elas:
- Aumento do Depósito Compulsório
- Aumento da taxa de redesconto
- Venda de Títulos Públicos
Deposito Compulsório:
O Banco Central do Brasil exige que os Bancos recolham um percentual do caixa disponível e por meio das contas que os bancos possuem no Bacen são efetuados os depósitos compulsórios.
Esses depósitos tem como objetivo tirar ou colocar mais dinheiro na economia, caso o Bacen aumente os depósitos, os bancos ofereceram menos credito, pois ficarão com menos dinheiro em caixa, se a situação se inverter e o Bacen decidir diminuir a porcentagem, os bancos irão oferecer mais credito a empresas e a pessoas físicas pois terão mais dinheiro em caixa.
Redesconto:
Quando os Bancos necessitam de dinheiro, eles podem fazer empréstimos com o Bacen e a partir desse empréstimos pode-se tirar ou colocar dinheiro na economia, caso seja definida uma taxa de juros baixa, aos empréstimos, os bancos ofertarão o dinheiro no mercado, com taxas de juros mais baratas, caso o contrario ocorra e as taxas de juros que os bancos pagarão ao Bacen forem altas essas serão passadas para o consumidor com valores mais altos, os bancos fazem empréstimos parem obterem lucros, os bancos pegam dinheiro emprestado dos agentes superavitários e os remuneram com uma taxa de juros em seguida pegam o dinheiro e ofertam para os agentes deficitários e cobram juros em cima do empréstimo, o dinheiro que sobra para o banco é o lucro desses empréstimos e são chamados de SPREAD.
Open Marketing:
O Open Marketing consiste na compra e venda de títulos públicos, quando o Banco Central decide tirar dinheiro da economia por meio do open marketing, ele vende Títulos Públicos com taxas atraentes aos bancos, assim ele tira dinheiro do caixa dos Bancos, fazendo com que esses ofertem menos credito, caso o Bacen decida colocar dinheiro na economia, ele compra esses Títulos dos Bancos, fazendo com que os Bancos ofertem mais credito, o Open Marketing é considerada por muitos a estratégia que funciona mais rápido.
Analista de Testes (QA) | QA Tech | Especialista em Testes Automatizados | Robot Framework | Postman | Metodologias Ágeis | Testes de API | CPA-20
3 aGrande artigo! Parabéns!