Políticas Cambiais

Políticas Cambiais

Esse artigo tem como tema o funcionamento do cambio e as Políticas Cambiais, os tipos de Políticas e como os Banco Centrais fazem uso dessas Políticas.

O que são Políticas Cambiais:

As Políticas Cambiais são estratégias dos Bancos Centrais para controlar o fluxo de câmbio, e por consequência influenciar o câmbio seja protegendo ou desvalorizando sua moeda, existem diversas estratégias para fazer alterações no câmbio.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Analogia Exportação e Importação:

Uma analogia é basicamente uma comparação entre uma situação semelhante e outra situação semelhante, ela faz com que o conteúdo possa ser interpretado de forma mais simples, essa analogia tem como objetivo mostrar para o leitor como funciona o câmbio, e para fazer essa analogia será abordado as operações de exportação e importação.

Exportação:

Ocorre quando um país ou empresa vende produtos para fora do seu território nacional

Importação:

A importação é o inverso, consiste em um país ou uma empresa comprar produtos de outro país.

Exemplo: Pense na seguinte situação, o Brasil em determinado momento fechou um acordo com a China, seu maior parceiro comercial, uma operação de exportação e importação de soja.

1º) No primeiro acordo, o Brasil exportou um valor de soja para China, o Brasil por ser o exportador enviou o produto para China, e consequentemente a China pagou pelo produto, normalmente os pagamentos são feitos e cotados em dólar, por ser uma moeda forte e não ter tanta oscilação, o que o ocorreu é que a China se desfez de um valor monetário(moeda) e o Brasil adquiriu esse valor, sendo assim mais dinheiro entrou no caixa do Brasil.

2º)Agora na segunda situação, o Brasil importou soja da China, nesse caso acontece o processo inverso, no qual o Brasil se desfaz de um valor monetário para obtenção de um bem e a China por meio da venda de um produto obtém esse valor.

Na primeira situação o Brasil ganhou mais reservas fazendo com que o sua moeda ficasse mais forte, pois ele aumento a disponibilidade de moeda na economia.

Na segunda situação o Brasil se desfez de um valor monetário para obtenção de um bem, isso fez com que sua moeda ficasse mais fraca, pois ele diminuiu a quantidade de moeda em circulação na sua economia.

Esse é um exemplo de variação cambial. É possível consultar as exportações e importações pela balança comercial de um país, caso um país exporte mais do que ele importa, significa que ele tem mais reservas monetárias, obtendo um superávit na sua balança comercial, caso o inverso ocorra e o pais importe mais do que ele exporta, terá menos reservas monetárias acarretando em um déficit em sua balança.

Obs: É importante ressaltar que a importação quando é maior que a exportação não é algo ruim, pois existem outros tipos de interesses envolvidos nessas operações, tal como as relações a comerciais entre países.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tipos de Políticas Cambiais:

Política Perfeitamente Flutuante:

Esse tipo de estratégia é considerada eficiente por muitos, pois não se tem intervenção do BC, fazendo com que a o câmbio não sofra alterações pelo BC e sim pelo livre mercado.

Política Flutuante Suja:

Esse tipo de Política é quando o Bacen intervém no mercado para controlar a flutuação do câmbio seja valorizando sua moeda ou desvalorizando, atualmente é a estratégia usada pelo Banco Central do Brasil.

Política Fixa:

É quando o Bacen determina uma taxa fixa para sua moeda, fazendo com que não ocorra flutuações na moeda.

Política Hibrida:

Essa Política é menos rígida, pois permite que ocorra flutuações na moeda, porém com base no que foi definido pelo Bacen

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Vitor Cavalcante

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos