BASF GENERIX e sua estratégia de penetração (continuação)

Desde o inicio era importante contar com parceiros fieis e leais a causa dos genéricos no país. Entretanto desde o inicio ficou claro que a resistência dos grandes laboratórios multinacionais seria um empecilho serio . Então o plano foi visitar mais de 100 distribuidores no país e conversar com cada um deles sobre qual a proposta comercial da BASF GENERIX e de que forma a distribuição poderia vislumbrar ganhos sólidos.

A realidade se mostrou perversa com a negativa de todos os distribuidores no primeiro momento de comercializar a marca. Por outro lado, a pressão dos laboratórios apresentando dados e informações sobre o mercado internacional, no qual, em alguns países, os medicamentos genericos ainda não haviam decolados parecia influenciar alguns distribuidores. Foi um momento de grandes desafios.

Decidimos então trabalhar não só o sell in como dar enfase ao sell out e neste momento descobrimos um irmão e parceiro de longa data Ronaldo Moribe, da família da distribuidora Predimar, que com sua visão de médio e longo prazo enxergou uma grande oportunidade de deslanchar uma metodologia de trabalho diferenciada para a época.

A introdução de uma equipe para percorrer os principais pontos de vendas apresentando o conceito dos genéricos e trabalhando para que as farmácias colocassem efetivamente nas prateleiras os medicamentos.

É verdade que as embalagens super diferenciadas de todos os outros medicamentos, naquela época, ajudaram a quebrar o gelo e dar uma nova vida ao conceito.

Desenvolvidas por uma agencia de propaganda traziam colorido e um novo tipo de grafismo o qual realçava o nome da substancia.

A equipe começou a ter sucesso e pouco a pouco a maior praça do Brasil a capital de SPaulo apresentava índices de colocação acima da média dos medicamentos de referencia principalmente nas pequenas redes e independentes.

Com esta estrategia a classe médica da área pública tomou gosto por prescrever e assim começamos a ter uma resposta mais positiva.

A audácia e agressividade do Moribe e sua equipe foram fundamentais para que a BASF GENERIX pudesse se estabelecer em SPaulo.

Maravilha mais uma etapa vencida e a positividade de uma estrategia vencedora.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos