Benefícios da comunicação interna para escritórios de advocacia
É realmente muito raro encontrar uma banca de advogados que conheça e aplique os conceitos da comunicação interna dentro de suas bancas. O diferencial desta ferramenta é motivar o comprometimento da equipe que é quem mantém o cliente fiel a qualquer empresa.
Por definição comunicação interna pode ser entendida como a organização de relacionamentos entre os membros de uma equipe e/ou empresa. Nesta definição entram não só a comunicação entre setores, mas também toda cultura organizacional, clima, sistemas, formas de desenvolver as lideranças e claro, a convivência e sociabilidade da organização.
Tendo isso em mente, é correto predizer que o colaborador é o primeiro cliente da empresa – ou escritório, neste caso – isto porque em quase 100% das organizações é ele quem estabelece o atendimento aos clientes externos, sendo responsável não só pela venda de produtos ou serviços como também pelas outras demandas que surgem a partir deste primeiro contato.
Trabalhar a comunicação interna de qualidade é primordial não só na advocacia como também em qualquer outro segmento empresarial. Investir nesta forma de comunicação não traz apenas benefícios para os colaboradores, mas também, traz resultados na captação e retenção de clientes já que estes encontram um atendimento mais personalizado e autentico que demonstra claramente os valores da organização.
Entendendo este conceito, uma das formas mais efetivas de aplicar esta ferramenta em sua banca é investir na satisfação do colaborador. Entenda que satisfação não é o mesmo que motivação e que está última é impossível de se monitorar e prever, pois só a pessoa pode se motivar, claro, fatores externos ajudam neste processo, mas a motivação em si é individual e depende exclusivamente de fatores internos do colaborador.
Ainda, para que a comunicação interna seja eficaz ela deve andar diretamente ligada com o setor de RH. Plano de carreia, benefícios e aplicação de bônus, sejam eles de qualquer natureza, embora diretamente ligados ao setor de recursos humanos são também estratégias que devem ser alinhadas a comunicação interna, isto porque, uma campanha de bonificação fica ainda mais atrativa se corretamente divulgada e bem apresentada aos funcionários.
Contudo, é importante salientar que a comunicação interna só será eficaz se a diretoria tomar como verdadeira a sua aplicação e “vestir a camisa”, isto porque os funcionários identificam campanhas que não são bem aplicadas e tendem a boicotá-las quando percebem a falta de veracidade. Ser honesto com o colaborador e incentivar seu trabalho de maneira ética e honesta são as únicas formas da comunicação interna ter altos índices de aprovação.
Gerente de Change Management na Mondelēz International | Facilitação e execução de projetos de Inovação Aberta
7 aHellen Camilly de Oliveira Pacheco também é raro na grande maioria das empresas.