BI: Business Intelligence
Inteligência de Negócios em português, consiste na captura dos dados e transformação das informações para serem utilizadas na tomada de decisão de uma forma rápida e dinâmica.
Atualmente as empresas geram uma gama de dados, e poucas utilizam como deveriam, e os dados estão sendo desperdiçados.
Seu propósito principal é se basear nas informações passadas e que elas sejam apresentadas em insights para que seja o ponto de partida para aprimorar diferentes setores de sua empresa.
Para que o propósito seja atingido a empresa deve alinhar pelo menos as 4 vertentes abaixo:
O que acontece muito ainda no mundo empresarial, é que as empresas entendem o BI como uma ferramenta, na realidade ele é um conceito.
Este cenário, porém vem mudando ano após ano pois as empresas estão se atualizando para este novo mundo voltado a dados.
Algumas empresas ainda utilizam muito o Excel para controle, não estou dizendo que estão errados, porém no contexto de Inteligência de Mercado o Power BI por exemplo oferece uma gama de ferramentas para que possamos apresentar os dados de forma ágil, dinâmica, inteligente e com consultas rápidas, além da segurança de acesso e segurança dos dados.
Destaco que a ideia principal do BI é proporcionar experiências relevantes, tendo como base as preferências do cliente e suas interações anteriores, além de se conectar a várias bases proporcionando assim um verdadeiro canivete suíço de informações para que a Gestão de qualquer empresa e qualquer segmento seja aprimorada.