BIG DATA

BIG DATA

Com o avanço da tecnologias, plataformas e #redessociais , estamos vivendo em uma sociedade regida por novas formas. Regidos pelo algoritmo, estamos 24h online e com isso cada vez mais conectados. Eles fazem parte da nossa atual cultura, mudança de modelo de sociedade. Cada vez os processos otimizados para “facilitar”, hoje não precisamos ir em um banco pagar uma conta, não precisamos ir atrás de um táxi na rua e não precisamos sair de casa para comer. Tudo é feito para ser mais rápido e instantâneo.

Queremos fazer parte desse novo modelo de sociedade. Criamos contas em redes sociais, compramos online, compramos relógios que marcam nossos passos e monitoram nosso sono, literalmente uma vida dentro de um relógio por exemplo. Nós estamos gerando dados a todos os momentos. Entregamos e estamos imersos em um oceano de dados que está transformando a nossa realidade cultural e social. Os dados são o novo petróleo, esse volume de informações permite desenvolver aplicações que a 10 anos atrás era impossível e impensável ser feito, e com isso se criou a possibilidade de novos conceitos, como o Big Data.  

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A 10 anos atrás nós também gerávamos dados, de alguma forma. Só que o conceito de Big Data nos permite ter capacidade de capturar esses dados e tratá-los. Através de conceitos o #BigData está associada a sigla 3V, e esses principais 3V se resumem em Volume, Velocidade e Variedade.

Com todas as mudanças, nasce o conceito e também uma profissão chamada Data Science. São profissionais que tem condições de coletar, armazenar, processar dados, criar modelos e entregar resultados. 

 “Alguém melhor em estatística que um engenheiro informático e alguém melhor em programação do que um matemático”.

   Na prática foram desenvolvidas ferramentas diferentes para trabalhar com esses tipos de informações que são coletadas. Sistemas diferentes, processamentos para a organização dessa cadeia. Os dados são organizados também de forma para otimizar os processos e deixá-los mais eficientes. Trabalhar com dados e mexer com esses volumes de informações traz a possibilidade de resolver problemas que antes eram impossíveis. 

Quem se favorece muito dessa nova ciência são as empresas que compram e fazem o uso desses dados. Mudou também a forma de trabalho das empresas. Para vender, fazer pesquisa, criar projetos e novos produtos por exemplo. No #ecomerce os dados podem ajudar na análise de perfil do consumidor, e criar em cima disso nova ideias ou dar soluções para problemas. Também a possibilidade de prever o volume de vendas no futuro, de buscar padrões que ainda não existem.

As mudanças estão acontecendo a todo instante, a coleta de dados está transformando comportamentos, decisões. Antigamente as empresas tomavam decisões através de experiências profissionais, hoje as decisões são tomadas com embasamento em análise de dados. O Data Scientist é a profissão do momento, porque todas as empresas estão usando ferramentas para obter essa coleta de dados e analisar e forma instantânea e exata para descobrir padrões e obter resultados.

  Com o avanço da plataformização, e mudança que a tecnologia tem feito é compreensível que de alguma forma, surgiriam novas ferramentas, conceitos e profissões para lidar, estudar, otimizar e organizar esses dados, os tornando mais comerciais ajudando as empresas estarem mais relevantes no mercado. 

Camila Bezerra Alessi

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos